Ensino_EnsinoSuperior

Inep divulga regras de avaliação do ensino superior

postado em 18/10/2012 11:49
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou, nesta quinta-feira (18/10), as regras para o cálculo dos indicadores da qualidade do ensino superior no país referente ao ano de 2011. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União.

Todos os dados serão divulgados às Instituições de Ensino Superior (IES) por meio do sistema e-MEC também a partir desta quinta-feira (18). As IES têm até 29 de outubro para retificar as informações. O Inep divulgará o resultado final até 5 de dezembro.

Serão usados na avaliação o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2011 (Enade), o Exame Nacional do Ensino Médio de 2009 e 2010 (Enem), o Censo da Educação Superior, e, para os programas de pós-graduação stricto sensu ; mestrado e doutorado ;, o número de matrículas e nota da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

[SAIBAMAIS]Os resultados vão incluir, entre outras informações, o desempenho médio obtido por estudantes concluintes no Enade 2011 e do desempenho no Enem, informações do Censo da Educação Superior sobre o corpo docente e o número de matrículas na graduação, no mestrado e no doutorado.

A portaria inclui ainda a definição dos indicadores de qualidade da educação superior. As regras divulgadas valem para o cálculo dos três indicadores adotados pelo Ministério da Educação: o conceito obtido a partir dos resultados do Enade, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação