Ensino_EnsinoSuperior

Estudantes ocupam Reitoria da Católica

Inconformados com a suspensão de benefícios a atletas e com suposto reajuste de 8,9% nas mensalidades, 15 alunos invadiram o prédio da direção. Instituição afirma que é preciso cortar gastos

postado em 30/11/2012 13:36
A confusão começou por volta das 10h, quando os universitários reivindicavam uma reunião com o reitor (Mariana Raphael/Esp. CB/D.A Press)
A confusão começou por volta das 10h, quando os universitários reivindicavam uma reunião com o reitor

Alunos da Universidade Católica de Brasília (UCB) invadiram a reitoria para protestar contra o corte do benefício Bolsa atleta e contra a sinalização de aumento na mensalidade em 8,9% a partir do próximo semestre. Pela manhã, 15 estudantes, dos cursos de educação física e de fisioterapia, conseguiram entrar na sala, enquanto 40 se manifestavam do lado de fora. Segundo os alunos, a eliminação de 420 bolsas e o reajuste no valor pago por mês à instituição foram justificados pela reitoria da UCB sob o argumento de corte de gastos. A assessoria de imprensa da universidade, no entanto, não confirma a informação.

Durante a tarde, as portas da sala ocupada pelos alunos teriam sido trancadas e apenas três janelas estavam abertas. Não era possível sair. A assessoria da instituição esclareceu que os funcionários lacraram as portas dos espaços e da saída do prédio para evitar que outros manifestantes entrassem, no entanto, negou o fato de alunos terem sido impedidos de deixar o local. ;Ninguém podia ir ao banheiro, beber água ou comer;, contou Jailson Carlos Cardoso de Oliveira, um dos representantes do grupo.

Ainda segundo os estudantes, a ocupação teve início por volta das 10h, depois de uma tentativa de os alunos de se reunirem com o reitor, Cícero Ivan Ferreira Gontijo, para discutir a pauta. No entanto, seguranças da universidade teriam impedido a entrada deles no local. Nesse momento, alguns estudantes teriam corrido para o prédio da Reitoria, e, mesmo com os esforços dos funcionários em impedir o acesso dos jovens, 15 alunos entraram no local. Enquanto ocupavam o espaço, eles receberam a visita de duas pessoas enviadas pela direção, a quem entregaram uma carta com itens de reivindicação.

E-mail


;Começamos a protestar contra essa situação desde a última sexta-feira;, contou a estudante de educação física e praticante de atletismo Mariana Ribeiro da Silva, 19 anos, que lamenta o corte do benefício. ;Eles mandaram um e-mail com cinco linhas, na véspera de um feriado, comunicando sobre a determinação, mas não aceitamos a justificativa deles;, emendou a estudante de fisioterapia Daniela Gomes, 19. Ela alega que os representantes da UCB esperaram os resultados de competições esportivas para só então dar a notícia.

A estudante de educação física e jogadora de futebol feminino Roselene Pereira do Nascimento, 26 anos, recebia 60% de desconto, mas afirma já ter recebido mais. ;Antes, eram 80%, mas o desconto foi cortado. Conquistamos o bicampeonato da Liga do Desporto Universitário e disputamos partida em Porto Seguro. Também somos hexacampeãs dos Jogos Universitários do DF. O que está acontecendo não é justo;, ponderou. Assim como ela, Gutemberg Brito Ribeiro, 26 anos, foi campeão dos Jogos Universitário do Distrito Federal na modalidade futebol masculino. ;Mesmo não participando da ocupação diretamente, estou apoiando os colegas. Vou passar lá para deixar comida e água para eles;, revelou na tarde de ontem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação