Ensino_EnsinoSuperior

Agora é hora de estudar muito

A última prova do PAS será em 16 de dezembro. Especialistas recomendam concentração total de seis a oito horas por dia, mantendo o foco nas matérias favoritas para garantir uma vaga na Universidade de Brasília

postado em 05/12/2012 08:00
Estudantes a caminho da segunda fase do exame: domingo passado, no colégio MaristãoFaltam 12 dias para a prova da 3; etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS). Essa é a etapa final para conquistar uma vaga na Universidade de Brasília (UnB). Depois de fazer os exames em 2010 e 2011, os candidatos agora testarão os conhecimentos para ter uma resposta definitiva sobre o ingresso. Além disso, o teste tem peso três, o que pode ser determinante na conquista da vaga.

Para o primeiro semestre letivo de 2013, a UnB abriu aos inscritos nesta etapa 2.092 vagas em 96 cursos de graduação. Entre elas, 305 são para o Sistema de Cotas Sociais, que garante a reserva de oportunidades para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas, negros, pardos, indígenas e de baixa renda. Os locais e o horário da realização da prova serão divulgados na data provável de 10 de dezembro.

Dentro desse prazo, ainda dá tempo de traçar uma estratégia para melhorar o desempenho na avaliação. O professor do Alub Marcelo Freire ressalta que esse é o momento de intensificar os estudos. ;Agora é hora de estudar muito. Os candidatos já viram todo o conteúdo do 3; ano e precisam dar ênfase ao PAS;, disse. Para ele, é preciso focar no conteúdo que o estudante tem mais segurança. ;Tem de pegar a matéria favorita e dar destaque.; Tentar assimilar novos conteúdos agora pode ser um erro. O momento é de potencializar o que já sabe.

A sugestão do professor é de que o estudos alcancem de seis a oito horas por dia, além do que é visto na escola. ;Se ele puder deixar outros afazeres de lado é o ideal, mesmo que seja um cursinho de inglês ou atividades físicas. Tem de dar gás total nesses dias;, alertou.

Assuntos gerais

Um dos itens que podem desclassificar candidatos é deixar de ler a lista de obras exigidas para a prova. São livros, filmes, pinturas e até óperas que os estudantes devem saber detalhar. A lista completa está no site do Cespe destinado ao PAS. Entre elas, estão São Bernardo, de Graciliano Ramos; o conto Felicidade clandestina, de Clarisse Linspector; e o poema Mãos dadas, de Carlos Drummond de Andrade.

O diretor pedagógico do Galois, Angel Prieto Andres, e o professor do Alub recomendam ainda a resolução de provas anteriores. ;Eles precisam conhecer como o Cespe cobra o conteúdo do terceiro ano;, afirmou. Outra dica é fazer a leitura de assuntos gerais para ajudar na redação.

Arthur Youssif Mota, 17 anos, prepara-se para a prova de 16 de dezembro desde o começo do ano. Revisava o conteúdo após as aulas e não deixava matéria acumular. A rotina do estudante do 3; ano do ensino médio do Galois será intensificada. ;Reduzi as aulas de natação e, além da revisão que tenho na escola, estudo mais quatro horas por dia;, contou.

Para conseguir abranger o maior número de matérias possível, o foco do rapaz é na resolução de exercícios. ;Agora, não adianta correr atrás do que não aprendemos ao longo do ano. Vou revisar o que já sei para ir bem;, definiu o candidato a uma vaga em medicina na UnB.

Resultados

Os candidatos que fizeram as provas da 1; e da 2; etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) no último fim de semana (ver agenda) devem ficar atentos às datas dos resultados. Para os dois casos, o gabarito oficial preliminar das questões objetivas, dos tipos A, B e C, será divulgado em 5 de dezembro, no endereço eletrônico do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe): www.cespe.unb.br/pas. Quem não concordar com a resposta de alguma questão terá dois dias para apresentar recurso. As respostas definitivas desses itens estarão disponíveis na internet em 11 de janeiro.

De acordo com os editais das duas etapas, as notas provisórias das redações serão divulgadas em 5 de março. O prazo para recurso também é de dois dias, e o resultado final dos itens tipo D será publicado em 29 de março.

Para recorrer, o candidato deve ser objetivo. Caso a resposta seja positiva, a questão pode ser anulada parcialmente ou em sua forma integral. A pontuação correspondente a esse item é estendida a todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

Dicas para a 3; fase

; A hora é de intensificar os estudos. Os estudantes (foto) devem insistir nas matérias que já dominam para garantir o bom desempenho no teste

; Resolver questões de provas anteriores da 3; etapa do PAS é uma boa forma de testar conhecimentos e conhecer o estilo da banca

; Estudar entre seis e oito horas por dia é o tempo para manter o diferencial dos outros candidatos

; Conhecer as obras que serão cobradas no teste. Ler os livros indicados e não se ater a resumos da internet. Muitas vezes, o Cespe pede detalhamentos de obras, por exemplo, só conhecidos por aqueles que leram todo o texto

; Ter foco. Reduzir saídas com os amigos ou quaisquer outras atividades que atrapalhem os estudos

Fonte: professores de ensino médio e preparatório para vestibular

Agenda

Data da 3; etapa do PAS: 16 de dezembro

Locais e horário da realização
da prova: 10 de dezembro

Divulgação do gabarito preliminar
da 3; etapa: 19 de dezembro

Divulgação do gabarito definitivo
da 3; etapa: 11 de janeiro

Resultado final: 22 de fevereiro

Gabaritos preliminares da 1; e da
2; etapa do PAS, questões do tipo A, B e C: 5 de dezembro

Gabaritos definitivos da 1; e da 2; etapa do PAS, questões do tipo A, B
e C: 11 de janeiro

Gabarito provisório da redação: 5 de março

Gabarito definitivo da redação: 29 de março


Tolerância de até 10 minutos
O Cespe informou que não houve qualquer exceção à entrada de candidatos no horário das provas do PAS realizadas no fim de semana. A tolerância de 5 ou 10 minutos para o fechamento dos portões é um padrão adotado em todos os eventos e locais de provas, o que garante a compatibilidade entre os relógios. Serve para eliminar o risco de fechamento dos portões antes do horário marcado. Em nota, o Cespe afirmou que ;não houve quebra de isonomia por ocasião do fechamento dos portões nos locais de prova da 2; etapa do PAS da Universidade de Brasília.; O documento ressalta ainda que todos os candidatos tiveram as mesmas cinco horas para a realização das provas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação