Ensino_EnsinoSuperior

Inep divulga dados do Enade 2011

postado em 06/12/2012 17:04

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quinta-feira (6/12) os índices de qualidade das instituições de ensino superior brasileiras e os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2011 (Enade).

Na ocasião, foram avaliados 8.665 cursos de graduação oferecidos 1.387 instituições. Fizeram a prova os concluintes dos cursos de arquitetura e urbanismo, engenharia, biologia, ciências sociais, computação, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, química, pedagogia, educação física, artes visuais e música.




Os indicadores de qualidade do ensino superior levam em conta o Índice Geral de Cursos (IGC), além do Conceito Preliminar de Curso (CPC). O cálculo do IGC inclui a média ponderada dos conceitos preliminares de curso e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação das instituições.

Já o CPC avalia o rendimento dos alunos, infraestrutura e corpo docente. Na nota do CPC, o desempenho dos estudantes conta 55% do total, enquanto a infraestrutura representa 15% da nota e o corpo docente, 30%. Na nota dos docentes, a quantidade de mestres pesa 15% do total, já dedicação integral e doutores representam 7,5%, cada, da nota.

O IGC 2011 avaliou 2.136 universidades, faculdades e centros universitários. Desse total, 50,6% tiveram conceito 3, considerado satisfatório. Dados divulgados pelo Ministério da Educação mostram ainda que 27% das instituições de ensino superior brasileiras tiveram conceito insuficiente no IGC em 2011. .

Na avaliação que mediu o conhecimento dos 7.576 alunos universitários concluintes em 2011, apenas 5,8% obtiveram a nota máxima considerada pelo Inep. Os números são maiores, no entanto, que o dado considerado em 2008, em que 4,4% estudantes obtiveram a mesma nota.

A maioria dos estudantes recebeu nota 3, o que significa que os conhecimentos adquiridos durante a formação universitária são satisfatórios. No total, foram 3.021 estudantes avaliados nesta categoria.

Em níveis insatisfatórios (notas 1 e 2) estão avaliados 29,9% dos alunos que fizeram as provas do Enade 2011. O dado é superior aos números do exame em 2008, em que 26% receberam tais notas. Segundo Mercadante, em todos os casos houve melhora significativa nos cursos de ensino superior. ;A curva toda se desloca em direção à melhora na qualidade. Há uma série de medidas que estão surtindo efeito;, disse o ministro.

Confira os apresentados pelo ministro

Ouça a do ministro

Acesse as do Enade

Acesse os do IGC



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação