Ensino_EnsinoSuperior

Licenciatura em letras da UnB tem desempenho ruim no Enade

postado em 06/12/2012 18:54

O curso de licenciatura da Universidade de Brasília (UnB) recebeu nota 2 no Conceito Preliminar de Curso (CPC), índice utilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para medir a qualidade do ensino superior no Brasil.

A nota, que vai de 1 a 5, considera a infraestrutura e organização pedagógica do curso, além do corpo docente e da nota dos concluintes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade, aplicado pelo órgão em 2011. No exame, a nota dos universitários de letras foi 1, considerada péssima.

Procurado pelo Eu, estudante, o decano de ensino de graduação da UnB Mauro Luiz Rabelo não foi localizado para comentar o desempenho do curso na avaliação.

Outros 25 cursos da instituição foram avaliados pelos índices do Inep. Além de licenciatura em letras, o curso de engenharia mecatrônica também foi mal avaliado pelo CPC, com nota 2.

Já no Enade, os estudantes do curso foram avaliados com a nota 3, o que é considerado satisfatório. O desempenho no Enade dos estudantes de licenciatura em pedagogia também foi classificado como insatisfatório, com a nota 2.

Apenas engenharia elétrica recebeu 5, a nota máxima, nos dois parâmetros considerados. Considerando apenas o Enade, os cursos de engenharia de redes de comunicação e as licenciaturas em computação, geografia e biologia foram classificados como excelentes.

Os demais cursos foram bem avaliados no CPC e no Enade, com notas entre 3 e 4. Os cursos considerados são arquitetura e urbanismo, as licenciaturas em matemática, letras, química, biologia, pedagogia, história, artes visuais, geografia, filosofia, educação física, computação e música; os bacharelados em letras, biologia, geografia, computação e ciências sociais; e, ainda, as engenharias civil, elétrica, de redes de comunicação, mecatrônica, mecânica e florestal.

No índice geral de cursos avaliados da instituição (IGC), a universidade alcançou a nota 4, na escala que também vai até 5.

Confira a lista completa de cursos avaliados pelos índices do Inep na UnB

<--[if gte mso 9]> Normal 0 21 MicrosoftInternetExplorer4 <[endif]-->

<--[if gte mso 10]> <[endif]-->

CURSO

ENADE

CPC

ARQUITETURA E URBANISMO

4

4

MATEMÁTICA (LICENCIATURA)

4

4

LETRAS (BACHARELADO)

3

3

LETRAS (LICENCIATURA)

1

2

FÍSICA (LICENCIATURA)

3

4

QUÍMICA (LICENCIATURA)

3

4

BIOLOGIA (BACHARELADO)

5

4

BIOLOGIA (LICENCIATURA)

4

4

PEDAGOGIA (LICENCIATURA)

2

3

HISTÓRIA (LICENCIATURA)

3

3

ARTES VISUAIS (LICENCIATURA)

4

4

GEOGRAFIA (BACHARELADO)

4

3

GEOGRAFIA (LICENCIATURA)

5

4

FILOSOFIA (LICENCIATURA)

3

4

EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA)

4

4

COMPUTAÇÃO (BACHARELADO)

4

4

COMPUTAÇÃO (LICENCIATURA)

5

4

MÚSICA (LICENCIATURA)

3

4

CIÊNCIAS SOCIAIS (BACHARELADO)

3

4

ENGENHARIA (GRUPO I) - ENGENHARIA CIVIL

4

4

ENGENHARIA (GRUPO II) - ENGENHARIA ELÉTRICA

5

5

ENGENHARIA (GRUPO II) - ENGENHARIA DE REDES DE COMUNICAÇÃO

5

4

ENGENHARIA (GRUPO II) - ENGENHARIA MECATRÔNICA

3

2

ENGENHARIA (GRUPO III) - ENGENHARIA MECÂNICA

4

4

ENGENHARIA (GRUPO VIII) - ENGENHARIA FLORESTAL

4

4

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação