Jornal Correio Braziliense

Ensino_EnsinoSuperior

MEC suspende vestibular em quatro cursos no DF

Quatro cursos oferecidos por Instituições de Ensino Superior (IES) no Distrito Federal não poderão abrir novas vagas em 2013 porque não atingiram metas satisfatórias no índice que mede a evolução na qualidade de ensino no país. A lista foi divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira (19/12), e pune 200 cursos de IES de todo o Brasil.

Os cursos no DF que não terão novas vagas disponíveis em 2013 são: computação (sistemas de informação) e de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistema, oferecido pelo Instituto de Ciências Exatas (Uneb); computação (engenharia de computação) do Centro Universitário de Brasília (UniCeub); e letras (licenciatura) do Instituto de Educação e Ensino Superior de Samambaia (Iesa).

A decisão leva em consideração o Conceito Preliminar do Curso (CPC) dos anos de 2008 e 2011. Os cursos que apresentaram alguma evolução apesar de continuarem com a média aquém do exigido poderão ter o cancelamento do vestibular revogado se o MEC considerar que a instituição conseguiu se adequar ao longo de 2013. É o caso do curso de computação da Uneb, que subiu o conceito de 1,6 em 2008 para 1,9 em 2011, num índice que vai de 1 a 5.

Já os demais cursos punidos no DF foram avaliados com tendência negativa, o que significa que pioraram a nota no CPC. Para esses cursos, mesmo adotando o protocolo de compromisso exigido pelo MEC, a decisão de cancelar o vestibular não será modificada até que o CPC seja reavaliado e a média melhorada.


[SAIBAMAIS] Medida polêmica
Por meio da assessoria de comunicação, o UniCeub garantiu que a avaliação não reflete a realidade do curso punido, e reprova a medida assumida pelo MEC. A instituição respnsabiliza o baixo desinteresse dos universitários em serem avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) sem que haja nenhuma compensação por parte do órgão avaliador, e afirma que vai recorrer da decisão.

Na realização do Enade, o aluno que for convocado e não fizer a prova pode ficar sem receber o diploma de conclusão do curso, mas precisa apenas comparecer para ter o direito garantido, o que significa que pode acontecer boicotes à prova. O Enade corresponde a 55% da nota que avalia os cursos.

O Ceub informa ainda que, para os estudantes que já foram aprovados no vestibular da instituição no o curso punido poderão, caso prefiram, solicitar mudança para um curso correlato ou pedir reembolso do pagamento da matrícula.

A Faculdade Uneb informa por meio de nota que também deve recorrer administrativamente para provar que vem assumindo critérios para melhoria dos cursos punidos. O prazo para apresenação e recursos e de 60 dias, a serem contados a partir de hoje.

Já a assessoria do Iesa confirmou que a instituição vai atender às exigências do MECe pretende trabalhar num planejamento estratégico para verificar o que causou a baixa cotação no CPC.

Cursos da UnB tiveram média baixa em 2011

A Universidade de Brasília (UnB) apresentou baixos índices na avaliação do CPC de 2011 em cinco cursos: o de engenharia mecatrônica, licenciatura em letras, letras português, letras espanhol e letras japonês. Todos foram avaliados com nota 2, mas não serão punidos por enquanto porque é a primeira vez que apresentaram desempenho ruim. Mesmo assim, terão de seguir protocolos gerais que garantam um desempenho mais favorável em 2012.