Ensino_EnsinoSuperior

Enquete feita pelo DCE mostra que maioria dos estudantes é contra a mudança

A partir do ano que vem, o vestibular do início do ano será substituído pelo Enem

Gustavo Aguiar
postado em 12/04/2013 12:04
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade de Brasília (UnB) promoveu uma enquete entre os alunos para avaliar a aprovação da adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de seleção dos novos estudantes. Segundo o levantamento, 85% dos universitários que responderam à pergunta "A UnB deve adotar o sistema Enem/Sisu para substituir o vestibular do Cespe?" são contra a mudança.

A medida foi aprovada nesta quinta-feira (11/4) pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da universidade (Cepe), e passará a valer a partir de 2014. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) servirá como forma de avaliação dos candidatos e substituirá o vestibular do início do ano.

"A decisão do Conselho é legítima. Levamos o dado à reunião porque nosso papel dentro da universidade é de ouvir o estudante", afirma o coordenador do DCE, Pedro Ivo Santana. Os universitários puderam votar uma única vez na enquete mediante registro no site da matrícula na instituição.

Os dados completos do levantamento podem ser acessados A lista traz o número de opiniões por curso, e mostra que, dos 750 alunos que participaram da enquete, a maioria é de cursos como direito e relações internacionais. A UnB tem atualmente cerca de 35 mil alunos entre a graduação e a pós-graduação. O dado representa apenas 2% de todo o corpo discente da instituição.

[SAIBAMAIS]O dado foi levado à reunião do conselho ontem, mas não afetou a decisão final. "Apesar de o número de votantes não ser muito representativo para o universo discente da UnB, essa é a amostragem que conseguimos levantar", explica o coordenador. "O que o DCE espera é que a universidade cumpra o papel de vanguarda e que a qualidade das provas do Enem não tirem da UnB o título de excelência", afirma.

Para ele, os problemas das últimas edições do exame, como a aprovação de um candidato que escreveu na redação uma , desmotivam os alunos. "Sem dúvida alguma, a gente sabe que há pontos positivos e outros negativos nesse novo método. A facilidade de integrar e trazer novos estudantes para a universidade é ótimo. Mas a qualidade da seleção da UnB precisa ser mantida", exige.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação