A Frente Parlamentar da Educação Profissional e Ensino a Distância ouve em instantes o professor da UNB Marcos Formiga, no Plenário 16.
Grande parte dos nossos jovens - por falta de políticas públicas e apoio educacional - cai na criminalidade. É nesse cenário que o ensino a distância exerce um papel determinante na vida dos brasileiros;, afirma o presidente da frente parlamentar, deputado Ângelo Agnolin (PDT-TO).
O parlamentar ressalta a importância de programas de financiamento de cursos superiores para democratizar ainda mais o ensino.;O Fies é um dos programas que apresenta o maior padrão de modernidade e inclusão social, mas precisa ser revisto e melhorado;, diz Agnolin defendo a inclusão do ensino a distância nas modalidades que podem ser financiadas pelo programa.O deputado lembra que o Ministério da Educação proíbe a concessão de financiamento pra cursos a distância. ;Como é possível vedar a concessão desse financiamento, se a própria missão do programa ; aquela que é dada para seguir à risca - objetiva democratizar a educação e assegurar que todos os brasileiros tenham acesso a ela?;
Na Câmara, há um projeto (PDC ) que susta a portaria do MEC.
Para Agnolin, o Fies pode assegurar a universalização da educação e recuperar o atraso educacional histórico do País.
Após a palestra, será lançada a campanha ;Fies para o Ensino a Distância;.