Ensino_EnsinoSuperior

Reitores esperam suspensão de bolsas para o país

Reitores de Portugal esperam que governo brasileiro reveja suspensão de bolsas para o país

postado em 22/05/2013 10:55
O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (Crup) divulgou nota lamentando a decisão do governo brasileiro de para alunos de graduação do Programa Ciência sem Fronteiras (PCsF) em instituições do país. O Crup equivale no Brasil à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Segundo a divulgada nessa terça-feira (21), a decisão ;será corrigida a curto prazo; e as universidades lusitanas ;permanecerão abertas a esses estudantes [brasileiros], continuando a acolhê-los com amizade;.

A decisão de não enviar novos alunos para Portugal e remanejar os estudantes selecionados nos editais de 2013 foi tomada em março. O objetivo é ;estimular os jovens a falar mais uma língua, a conhecer e ter competência específica em outras culturas;, , quando se reuniu naquele mês em Lisboa com o ministro da Educação e Ciência de Portugal, Nuno Crato.

De acordo com a nota dos reitores lusitanos, os estudantes brasileiros de fato não vão para Portugal ;para aprender a língua portuguesa, mas sim para frequentar e se graduar em instituições universitárias do Espaço Europeu de Ensino Superior, que aliam à sua grande qualidade um acolhimento só possível por uma cultura e história partilhadas;.

Por causa do grande fluxo de estudantes e professores estrangeiros em Portugal, são comuns nas universidades do país aulas em línguas estrangeiras. Existem, há mais de uma década, .

O reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, disse que em Portugal, assim como no Brasil, ;a língua franca da ciência e da tecnologia é o inglês; e mesmo os estudantes de graduação devem ;dominar; o idioma por causa da bibliografia. Ele lembra que entre os pesquisadores do doutorado na produção de artigos científicos, na defesa de tese (com participação de examinadores estrangeiros) e nos projetos de pesquisa feitos em cooperação internacional.

A Universidade de Coimbra é a de brasileiros em Portugal. O reitor da universidade disse à Agência Brasil que a decisão do governo brasileiro ;foi recebida com alguma tristeza; e com ;surpresa;. Ele salientou que, para acolher estudantes brasileiros, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras agilizou os procedimentos de visto.

A suspensão do programa para Portugal repercutiu fora do país e do Brasil. O secretário executivo da Comissão Econômica para África, Carlos Lopes, na sede da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa, na semana passada, que o objetivo de forçar a aprendizagem de outra língua era ;é louvável, mas não pode ser radicalizado;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação