Ensino_EnsinoSuperior

Melhora a avaliação da UnB frente às universidades da América Latina

UnB vai para 21º no ranking dentre as latino-americanas e tem o nono lugar entre as brasileiras

postado em 30/05/2013 14:45
A UnB subiu quatro posições no ranking das melhores universidades da América Latina. Pesquisa realizada pelo grupo britânico Quacquarelli Symonds mostra uma evolução da 25; posição, ocupada no ano passado, para 21;. O estudo também classifica a Universidade de Brasília como a nona melhor do Brasil e a quinta entre as federais.

Os critérios avaliados foram a reputação da instituição no meio acadêmico e no mercado de trabalho, a produção do corpo docente, as citações por trabalho, a proporção entre professores e estudantes, a quantidade de docentes com doutorado e a visibilidade na internet.
Na avaliação do professor Mauro Luiz Rabelo, decano de Ensino e Graduação (DEG), o resultado positivo deve-se à expansão da UnB. ;Aumentamos o número de estudantes e de cursos, e houve também a ampliação e renovação do quadro docente;, avalia.

Rabelo observa que a melhora no ranking torna-se mais significativa quando considerado o número de instituições avaliadas. Neste ano, foram avaliadas 300 universidades, contra 250 em 2012, e 200 em 2011. ;O resultado mais interessante é a melhoria da posição da UnB de 2012 para 2013;, acrescenta.

Além do aumento do número de professores com doutorado, o reitor Ivan Camargo atribui o salto no ranking ao trabalho e ao bom desempenho de professores e alunos, mas considera que a universidade tem potencial para evoluir. ;Não vamos nos conformar com esta posição. Precisamos figurar entre as dez melhores da América Latina;, afirma.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação