Ensino_EnsinoSuperior

Confira dicas de especialistas para se dar bem no vestibular da UnB

postado em 06/06/2013 19:52
O próximo sábado (8/6) será o primeiro dia de provas do 2; vestibular de 2013 da Universidade de Brasília (UnB). Nos dois dias da seleção, as provas vão começar às 13h, com término às 18h. Cada aluno responderá a 300 questões ao todo e fará uma redação.

O Eu, Estudante reuniu dicas com professores de escolas e cursos preparatórios para se fazer uma boa prova. O professor Marcelo Freire lembra que a prova da UnB não é apenas intelectual, é também física. ;Ao todo, são 10 horas de provas nos dois dias, os alunos tem de estar preparados, precisam descansar para encarar essa jornada;, disse.

Biologia
Segundo o professor de biologia do Alub Concursos, Ivo Carlos Cruz, alguns assuntos que não caíram no último vestibular devem receber uma atenção maior. ;Citologia e bioquímica não estiveram presentes na prova anterior, acredito que possam aparecer;. Sobre citologia, Cruz aposta principalmente em dois assuntos: divisão celular e as organelas com suas funções.

Geografia
O professor de geografia do Pré-Vestibular Exatas, Kléber Silva, aponta que temas envolvendo o meio ambiente podem aparecer na prova. ;A questão ambiental é carregada de muita atualidade. Então indico o estudo das questões energéticas e dos combustíveis fósseis. A COP 18 e a Rio %2b20 também são assuntos que precisam ser revisados, além dos problemas comuns como a chuva ácida e o aquecimento global;.

;Acho importante o estudo do Mercosul, principalmente da Argentina, Venezuela e Paraguai. A situação dos Estados Unidos também é bastante válida. Sobre o Brasil, os dados do último Censo trouxeram informações importantes como o aumento do IDH e o crescimento das mulheres que estão trabalhando;, acrescenta.

História
Para o professor de história do Pré-Vestibular Exatas, Márcio Padilha, é importante dar uma olhada na história recente do Brasil. ;Os período como o da República e da Era Vargas são essenciais. Estudar historicamente as relações internacionais também possui grande relevância;, esclarece.

;A questão da ditadura é um assunto que está em bastante evidência, principalmente com a atuação da comissão da verdade. Saber a função desse grupo e o que vai investigar é importante para a prova;, completa.

Matemática
De acordo com o professor Diogo Miranda, do Pré-Vestibular Exatas, alguns assuntos poderão ser facilmente encontrados na prova. ;É bom revisar a parte de funções (algébrica e exponencial), geometrica analítica, área nas figuras da geometria plana e volume na geometria espacial;.

;Além de conferir esses assuntos, o aluno agora precisa acreditar em tudo que estudou e colocar em prática os ensinamentos do ano tudo com muita calma;, enfatiza.

Qúmica
O coordenador e professor do Pré-Vestibular Exatas, Antônio Sanches (Gastão), acredita que serão entre 35 e 45 questões de química. Para ele, aparecerão muitas perguntas que vão misturar química, física e matemática. ;Há uma tendência bastante forte em unir essas três disciplinas nas provas;, afirma.

Gastão sugere que os estudantes revisem assuntos como radiotividade, combustíveis fosseis, estado físico da matéria, funções, reações orgânicas e solubilidade.

Física
Para a professora do Colégio Marista, Samara Brito, a prova da UnB não é uma prova de decoreba, é construída para verificar quais foram as habilidades que os estudantes conseguiram desenvolver durante a sua vida escolar. "Não é necessário perder tempo com memorizaçãode fórmulas, o mais importante é compreender os fenômenos que ocorrem na natureza e a explicação científica para cada um deles;, explicita.

;É difícil adivinhar o que vai cair na prova, mas existem alguns assuntos corriqueiros, por exemplo, conservação de energia, máquinas térmicas e seus ciclos, aplicações tecnológicas;, continua.

Português , Literatura e Redação

Para o professor de português e redação do Alub Concursos, Marcelo Freire, é importante que os alunos fiquem atentos principalmente aos noticiários e jornais. ;O momento agora é de descanso, mas essa situação pode ser muito bem conciliada com o noticário, os estudantes têm de saber o que está acontecendo;, afirma.

Freire também alerta para os famosas ;cascas de banana; nas interpretações de texo. ;A prova da UnB é basicamente interpretativa, o estudante precisa ler com muita atenção cada texto e, na dúvida, não arriscar. Em muitas situações há palavras que geram falso entendimento;, completa.

Ele também explica que ultimamente a prova trouxe bastante surpresas, como um tema de redação mais conectado com a atualidade, no lugar de assuntos com um caráter mais filosófico. ;Em literatura, por exemplo, é importante ir além de Machado de Assis, que é um tema comum. Ano passado a prova abordou o Barroco e Gregório de Matos;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação