Ensino_EnsinoSuperior

UNE convoca protesto para esta quinta-feira

Manifestação reivindicará 10% do PIB para a educação pública

postado em 26/06/2013 15:01

A União Nacional dos Estudantes (UNE) está convocando jovens de todo o país para manifestação de apoio às causas estudantis. O protesto, marcado para a próxima quinta-feira (27/6), terá concentração a partir das 9h, no Museu da República. Entre as pautas reivindicadas estão a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), com a garantia de investimento de 10% do PIB brasileiro no ensino público, e o passe livre estudantil.

A entidade avalia que a onda de manifestações que tem tomado conta do Brasil revela que a população está em notável exercício da sua cidadania. As pautas levantadas pela juventude, como livre orientação sexual, reforma política e democratização da mídia mostram, de acordo com a UNE, que a juventude está cada vez mais engajada em lutar pelos rumos do país.

"A manifestação é uma forma de pressionar as autoridades para dar a atenção necessária à educação e aos temas da juventude. Enquanto houver a imensa defasagem na qualidade da educação pública, professores mal pagos, infraestrutura precária e outros desafios, não resolveremos problemas históricos do Brasil. É inadmissível que o Plano Nacional de Educação esteja há mais de dois anos e meio no Congresso sem perspectiva de aprovação imediata. Diante das mobilizações não existe momento mais ideal para debater educação;, aponta a presidente da entidade, Vic Barros.

Outras reivindicações do protesto
- Contra a corrupção: por uma reforma política que acabe com o financiamento privado de campanhas eleitorais;

- Abaixo a ;cura gay;! Não há cura para o que não é doença! Estado laico já! Fora Feliciano;

- Democratização dos meios de comunicação: liberdade de expressão tem que existir para todo mundo! Aprovação do projeto de iniciativa popular da Lei da Mídia Democrática!

MANIFESTO ;BRASIL, MOSTRA A TUA CARA: #VemPraRua;
;Brasil, mostra a tua cara: #VemPraRua lutar pela educação brasileira!” é o lema do manifesto aprovado pela UNE na última reunião de sua diretoria executiva, no dia 23 de julho. O manifesto aponta a necessidade de aprofundar as mudanças no país, como o aumento no financiamento da educação e os avanços na democracia.

Para lê-lo na íntegra, acesse: http://migre.me/fa0vs

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação