Ensino_EnsinoSuperior

Câmara sedia edição 2013 do Projeto Politeia da UnB

Por meio da simulação do processo legislativo com a participação de estudantes universitários, programa do Instituto de Ciência Política da UnB busca contribuir para a conscientização política do jovem.

postado em 18/07/2013 12:10
A Câmara dos Deputados recebe, entre os dias 23 e 26 de julho, a edição 2013 do , projeto que simula o funcionamento do Legislativo com a participação de alunos universitários. Promovido pelo Instituto de Ciência Política (Ipol) da Universidade de Brasília (UnB), com a parceria da Câmara, o programa proporciona aos estudantes a oportunidade de discutir e votar projetos de lei, elaborados por eles próprios, nos plenários das comissões e no Plenário Ulysses Guimarães. A ideia é que conheçam de perto a rotina do Congresso e as regras do processo legislativo.

Um total de 134 alunos participa da edição 2013 do projeto, que será aberta no dia 22 de julho, às 20 horas, em solenidade no Auditório Dois Candangos, na UnB. Entre eles, cerca de 10% são estudantes de outros estados.

Os debates, no entanto, poderão ser acompanhados por um público mais amplo no portal e-Democracia, um dos canais de interação com a sociedade criados pela Câmara. Parte das reuniões realizadas nas comissões terá transmissão ao vivo e serão criadas salas de bate-papo para que os internautas possam discutir o tema e dar sugestões, como acontece no dia a dia da Câmara.

Acordo de cooperação

Esta é a sétima vez que a Câmara participa como parceira do Politeia, que chega a sua 8; edição. Em novembro do ano passado, foi assinado um acordo de cooperação técnica entre a instituição e a UnB, com o objetivo de formalizar a parceria e de dar maior visibilidade ao programa, que aproxima a Câmara dos universitários. Com isso, neste ano, houve um maior envolvimento de diferentes setores da Casa nos preparativos para receber os estudantes.

A formalização da parceria possibilitou, por exemplo, a oferta aos participantes de um curso de processo legislativo, com ênfase em técnica legislativa, promovido pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara.

Conscientização política

Por meio da familiarização com a dinâmica do Legislativo, o Politeia busca contribuir para a conscientização política do jovem e, dessa forma, estimular a sua participação no processo democrático. Criado em 2003, o projeto ; atualmente, com periodicidade anual ; busca reproduzir com a maior fidelidade possível o processo legislativo real.

Antes da simulação na Câmara, os estudantes recebem um treinamento e participam de uma sessão preparatória. Divididos em partidos políticos, eles também elegem líderes, participam de reuniões de bancada partidária e de coletivas de imprensa. Na condução dos trabalhos legislativos na Câmara, contam com o auxílio de dois consultores legislativos da Casa.

Outros projetos

A Câmara desenvolve outros projetos com perfil semelhante ao do Politeia. São o , voltado para alunos do ensino médio, e o , que reúne crianças do ensino fundamental. Nos dois, os participantes apresentam, debatem e votam projetos de lei, assumindo o papel de deputados em simulações das sessões ordinárias realizadas no Plenário e nas comissões.

No caso do Politeia, além dos "deputados", há uma equipe responsável pela cobertura jornalística das atividades, formada por estudantes do curso de graduação em Comunicação Social da UnB.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação