Ensino_EnsinoSuperior

Universidade debate implementação do Programa Mais Médicos

Discussões sobre a Medida Provisória que busca aumentar número de médicos na rede pública de saúde e modifica currículo dos cursos de Medicina continuam nesta terça e quarta

postado em 22/07/2013 18:47
Danilo Aquino: Desde que o governo federal anunciou, em maio, a vinda de médicos estrangeiros para suprir o déficit de profissionais nas periferias das grandes cidades e no interior do Brasil, as discussões sobre saúde pública tomaram grandes proporções. Mas foi após a publicação da Medida Provisória 621/2013, no Diário Oficial da União de 9 de julho, que os debates se intensificaram.

Na Universidade de Brasília, professores e estudantes vêm discutindo, desde a semana passada, a MP que institui o Programa Mais Médicos e propõe uma série de modificações na formação dos profissionais e no exercício da Medicina no país. ;Eu acho que o grande problema é que juntou muita coisa. Tentou-se resolver todos os problemas com uma única Medida Provisória;, diz o diretor da Faculdade de Medicina, Paulo César de Jesus.

O descontentamento é comum entre os docentes da FM. ;Há um sentimento de desrespeito à autonomia da universidade quando se propõe mudança curricular por Medida Provisória;, argumenta Paulo César. Um dos aspectos da MP em debate na universidade é o aumento da duração do curso de Medicina e a ampliação da oferta de vagas. Com a aprovação do ato presidencial, o tempo de graduação passaria de seis para oito anos e a obtenção do diploma estaria condicionada à prestação de serviço no Sistema Único de Saúde (SUS).

ENTRAVES - ;Eu vejo a demanda que Brasília tem por mais vagas para Medicina e ampliar a oferta me parece uma ótima medida;, avalia o reitor da UnB, Ivan Camargo. No entanto, segundo ele, a iniciativa esbarra nas limitações estruturais das universidades. ;Ninguém imagina que a gente vai conseguir fazer um aumento substancial no número de vagas sem mais professores, salas de aula, infra-estrutura que isso exige;, completa. O reitor afirma que já foi encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) um documento informando a necessidade de mais docentes e recursos para o cumprimento da medida, se aprovada pelo Congresso Nacional.

O Programa Mais Médicos busca aumentar o número desses profissionais na rede pública, sobretudo nas periferias e no interior do Brasil, além de promover assistência à saúde por meio do atendimento primário, de atenção básica à família. Para o coordenador do Centro Acadêmico de Medicina da UnB e estudante do 6; semestre do curso, Danilo Aquino Amorim, o principal entrave é a formação desses profissionais, que fica restrita ao hospital, longe do atendimento primário. ;Essa é a perspectiva da formação médica hoje, não só na UnB, mas na imensa maioria das escolas médicas do Brasil;. O estudante conta ainda que as faculdades não possuem docentes de medicina da família, área responsável pela atenção primária nas comunidades. ;Como a gente vai criar um currículo baseado nessa perspectiva de atenção primária se a gente não tem nenhum docente na área? Quem vai orientar?;, questiona.

;Medicina de atenção básica talvez seja uma das mais difíceis porque a pessoa tem que ter uma noção geral para tratar da família, do recém-nascido até o idoso;, explica o professor Paulo César. ;Quem encarar isso [e aderir ao Programa Mais Médicos] vai ter que entender que vai enfrentar clínica médica, atender pediatria, cirurgia, ginecologia e obstetrícia. Essa é a dificuldade;, diz o diretor da FM.Paulo César:

REAÇÕES - Na última terça-feira (16), os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e da Educação, Aloizio Mercadante, reuniram-se com representantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para tratar do tema. Na ocasião, foi instituída uma comissão formada por onze diretores de faculdades e coordenadores de curso para rever e aprimorar o texto que estabelece o Programa Mais Médicos. ;Os colegas que estão na periferia, os reitores de Roraima e Amapá, por exemplo, apoiam com muita força esse projeto;, contou o reitor da UnB, Ivan Camargo. O encontro reuniu reitores, diretores e coordenadores de cursos de Medicina das federais de todas as regiões do país.

A Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília convocou, na última quarta-feira (17), reunião do seu Conselho Pleno para discutir a MP 621/2013 com todos os professores, estudantes e servidores da FM. ;Foi levantanda uma série de pontos e os professores pediram para voltar para as áreas e discutir, permeabilizar o debate nos setores;, explica Paulo César.

O próximo encontro está marcado para esta quarta-feira (24), quando os membros do colegiado devem chegar a um consenso sobre as alterações necessárias ao ato presidencial. ;Não existe nada mais democrático do que uma universidade. A gente vai discutir e trazer decisões sempre numa vertente proativa;, completa o diretor da FM.

Os estudantes de Medicina da UnB também se organizaram para tratar do assunto. A primeira reunião ocorreu na última terça-feira (16) e deve se repetir nesta terça-feira (23). Segundo Danilo, as discussões mostraram que o tema é controverso. ;A gente percebeu que existem dois pólos, um que tende a rechaçar a Medida Provisória por completo e outro que vê uma série de deficiências, mas tem uma boa perspectiva de adequá-la para que saia mais coerente;, diz o estudante de Medicina.

ALTERNATIVAS - Após os encontros, professores e estudantes devem elaborar um documento com as sugestões de alteração do texto da MP 621/2013 . ;Se não concordamos com essa solução, é papel da universidade apontar uma solução;, diz o reitor da UnB. O estudante Danilo Aquino concorda. ;É o papel da academia apresentar essas propostas de solução para o governo, para que ele reestruture o programa nessa perspectiva de promover medidas de curto, médio e longo prazo;, diz. Para ele, como aluno de Medicina, o problema tem que ser discutido com ;visão na população, não só na classe médica;.

A Medida Provisória 621/2013 que estabelece o Programa Mais Médicos tem 120 dias para ser votada no Congresso Nacional. Após esse período há mais 180 dias para ser apreciada pelo Conselho Nacional de Educação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação