Ensino_EnsinoSuperior

Advertência ao La Salle

postado em 30/07/2013 11:27
A unidade de Águas Claras da Escola La Salle foi advertida publicamente pelo Conselho de Educação por certificar, de forma irregular, a conclusão do ensino médio de uma aluna para que ela pudesse se matricular na UnB. Além disso, o conselho solicitou à Coordenação de Supervisão Institucional e Normas de Ensino (Cosine/Suplav) que faça inspeção na unidade para verificar se a certificação de alunos concluintes do ensino médio nos últimos três anos ocorreu dentro dos princípios legais. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal da última sexta-feira.

A irregularidade teria ocorrido em 2012, quando uma estudante da escola foi aprovada na UnB sem concluir o ensino médio. Para conseguir a matrícula, a jovem entrou com um mandado de segurança contra o reitor da universidade. Ela obteve liminar favorável, com base em uma declaração da escola de que reunia as condições objetivas de concluir o 3; ano do ensino médio naquela data.

No entanto, a decisão de promover a estudante, tomada pelo Conselho de Classe do La Salle, não foi reconhecida pela Secretaria de Educação. ;As escolas só podem certificar um aluno se ele for superdotado. Mas esses casos são detectados nas séries iniciais e não faltando seis meses para concluir o ensino médio;, explica o presidente do Conselho de Educação, Nilton Alves Ferreira. ;O que existe hoje, em Brasília, é uma cultura de pegar o aluno e jogar no ensino superior sem qualquer amparo legal. Culpo a UnB por isso. Se, no vestibular do meio do ano, ela fizer constar no edital a exigência de apresentação do certificado de conclusão do ensino médio, isso acaba;, defendeu.

O diretor da Escola La Salle, Irmão Valdemiro Titton, reconheceu que a aluna foi promovida para conseguir se matricular na universidade. ;A escola agiu dentro do que era feito tradicionalmente. Mas, desde o ano passado, o conselho entendeu que não poderia mais fazer;, garantiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação