Ensino_EnsinoSuperior

DF receberá apenas 15 profissionais do Programa Mais Médicos

Número representa apenas 15,4% do total de 97 vagas solicitadas

postado em 02/08/2013 20:18
A primeira etapa do Programa Mais Médicos selecionou 15 profissionais para atuarem no Distrito Federal. O número representa apenas 15,4% do total de 97 vagas solicitadas pelo DF. A lista com os municípios selecionados para receber profissionais brasileiros foi divulgada nesta quinta-feira (1;/8) pelo Ministério da Saúde.

Os selecionados serão distribuídos nas unidades de saúde da família de cidades-satélites que possuem deficiências na atenção básica deficiente, como Brazlândia, Planaltina e Ceilândia. "Esses profissionais serão alocados em regiões próximas ao entorno, ém áreas rurais que possuem equipes de atenção básica incompletas", comenta o secretário de saúde do Distrito Federal, Rafael Barbosa.

[SAIBAMAIS]Os profissionais selecionados nesta primeira fase, no entanto, não atenderam a demanda da região. Para Barbosa, um dos fatores que pode justificar a baixa atratividade do DF para os profissionais é o custo de vida elevado. "O DF tem um custo de vida muito alto e o profissional pode ter um pouco de dificuldade para viver aqui com uma bolsa de R$ 10 mil. Outra causa é que, como o próprio Ministério da Saúde afirma, faltam profissionais no Brasil interessados em trabalhar no interior e nas periferias", acrescenta.

Apesar de o GDF ter solicitado apenas 97 vagas na primeira fase, a demanda total de profissionais para a saúde básica é de 227. De acordo com a Secretaria de Saúde, a previsão é de que 50% dessas vagas sejam preenchidas até 2014, quando novas unidades de saúde da família forem construídas. Com a abertura da segunda etapa do programa Mais Médicos, em 15 de agosto, a secretaria espera atrair mais profissionais.

Validação
Os médicos brasileiros que foram selecionados nesta primeira fase têm até as 16h do sábado (3/8) para homologar a participação no programa. Eles terão que assinar um termo de compromisso confirmando interesse no município indicado. A lista final com profissionais e municípios que participarão da primeira seleção será publicada na segunda-feira (5/8) no site do Ministério da Saúde.

Em todo o país, 1.753 médicos foram direcionados a 626 municípios. Dos postos a serem ocupados, 51,3% estão em regiões carentes do interior e 48,6% nas periferias de capitais e regiões metropolitanas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação