Ensino_EnsinoSuperior

Japão terá posto aplicador na edição do exame em outubro

postado em 05/08/2013 13:45

Os candidatos ao Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) podem fazer o exame no Japão. A Universidade de Estudos Estrangeiros de Quioto participará como posto aplicador das provas para obtenção do documento. As avaliações serão realizadas em 22 e 24 de outubro. O Celpe-Bras é aceito internacionalmente em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência na língua portuguesa.


As inscrições para participação na segunda edição do exame este ano vão até as 23h59 (Brasília) do dia 13 próximo. Ao fazer a inscrição, o participante pode selecionar o país e o posto aplicador do exame. Para se inscrever, o candidato à certificação deve ter no mínimo 16 anos completos na data de realização do exame e escolaridade mínima equivalente ao ensino fundamental brasileiro.


A prova é composta de partes escrita e oral. Da escrita constam tarefas que integram compreensão oral e produção escrita (gravada em áudio ou em áudio e vídeo) e leitura e produção escrita. Na parte oral, o candidato participa de interação de 20 minutos, com entrevista e conversa sobre atividades e interesses do participante e sobre assuntos gerais, a partir de pequenos textos, fotos e cartuns.


Desempenho ; De acordo com a pontuação obtida, o participante será classificado em quatro níveis de proficiência. Aqueles que obtiverem pontuação entre 2 e 2,75 serão classificados no nível intermediário; entre 2,76 e 3,5, no intermediário superior; entre 3,51 e 4,25, no avançado; entre 4,26 e 5, no avançado superior. Quem obtiver menos de 2 pontos não obterá a certificação.
O Celpe-Bras conta com 21 no Brasil e 48 no exterior. A prova pode ser realizada em países como Venezuela, Argentina, Uruguai, Espanha, Suíça, Polônia, Nigéria, México, Itália, Inglaterra, França, Estados Unidos, Coreia do Sul, China e Alemanha.

A inscrição deve ser feita exclusivamente na na internet.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação