Ensino_EnsinoSuperior

Associação critica proposta para criação de vagas em cursos de medicina

postado em 15/09/2013 22:34
A Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup) critica a proposta de abertura de edital para a oferta de vagas em cursos de medicina, medida adotada pelo governo como parte do Programa Mais Médicos. A entidade, que reúne grandes grupos educacionais, preocupa-se com a fixação de bons professores nos locais propostos pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo a vice-presidenta da Anup, Elizabeth Guedes, ;muita gente [representantes das universidades] foi procurada e não entrou [no programa];.

Em julho, foram publicadas duas portarias no Diário Oficial da União, que especificavam os critérios para a abertura de vagas de medicina no país no Mais Médicos. Serão priorizados municípios onde há necessidade de oferta de curso de medicina e que ofereçam estrutura para tal. O governo estima que, com o programa, serão abertas 7.832 novas matrículas em medicina nos institutos privados - a maior parte das cerca de 11 mil previstas.

[SAIBAMAIS]Uma das portarias estabelece que os municípios deverão ter pelo menos cinco leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) por aluno, ter serviço de urgência e emergência e ter pelo menos três programas de residência médica nas especialidades prioritárias, que são clínica médica, cirurgia, ginecologia-obstetrícia, pediatria e medicina de família e comunidade. Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, 60 municípios têm condições de abrir novas vagas.

;Por mais que sejam criadas universidades, qual médico vai dar aula? Não é à toa que os grandes centros reúnem as melhores faculdades de medicina, porque lá têm os melhores cirurgiões, os melhores clínicos,; disse Elizabeth. Quanto às instituições que representa, ela diz que o problema não é a falta de interesse. ;Todo mundo quer vagas de medicina, mas aonde, em que condições?; As universidades, segundo ela, são responsáveis atualmente pela maior parte das vagas de medicina oferecidas pelas instituições privadas.

Segundo Elizabeth é necessário que haja incentivos. ;Que garantias eu vou ter? Que aluno é esse? O que vai acontecer se eu não formar turma?; O ideal, segundo ela, é que sejam oferecidas facilidades como ajuda para implementar a biblioteca aos pontos, permitir que se vá contratando os professores a cada ano. ;Isso é fomentar;, diz. O edital para a adesão das instituições de ensino superior ainda não foi lançado e não há previsão para tal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação