Ensino_EnsinoSuperior

Estudantes da assistência estudantil ocupam a reitoria da UnB nesta terça

Alunos querem marcar reunião com o reitor Ivan Camargo

postado em 17/09/2013 20:05
Cerca de 50 alunos estão no prédioCerca de 50 membros do Centro Acadêmico da Assistência Estudantil (Cassis) ocuparam a reitoria da Universidade de Brasília (UnB) na tarde desta terça-feira (17/9). Os estudantes já estavam ocupando a sala BT 260 do Instituto Central de Ciências da Universidade de Brasília (ICC Sul) desde 14 de agosto. Nesta tarde, no entanto, por volta das 15h, a polícia cumpriu uma ordem de reintegração de posse feita em 2 de setembro pela UnB. O aviso sobre a desocupação do local foi dado na última terça-feira (10) por um oficial de justiça.

Havia quatro estudantes na sala ocupada pelo Cassis no momento da ação da Polícia Federal. De acordo com os estudantes, os policias estavam à paisana. ;Eles chegaram, pediram que retirássemos as coisas e trancaram a sala;, conta Gley Barbosa, 22 anos, estudante do 6; semestre de física. Na sequência, outros estudantes que já estavam de sobreaviso se mobilizaram para ocupar a Reitoria. ;Eles faziam reuniões para ganhar tempo enquanto pediam a reintegração de posse;, reclama Gley.

Os estudantes pretendem ficar na sala até que conseguirem uma reunião com o reitor. "O reitor e a vice foram embora quando chegamos, sem dar respostas;, afirma Alina Freitas, 19, estudante do 4; de Serviço Social. Ela relata que há dois carros de polícia no estacionamento do prédio.

Entenda o caso

Em 13 de setembro, o Cassis e o Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo de deliberação da UnB, se reunirão para apresentar uma proposta à reitoria. Os manifestantes se prontificavam a aceitar a retirada da sala ocupada caso três pontos listados na pauta de reivindicações fossem deliberados pelo Consuni: a volta da assistência médica, manutenção da moradia e a manutenção da assistência aos alunos em desligamento.

Após o debate, o conselho deliberou que os três pontos fossem pauta prioritária do Conselho de Administração (CAD), entretanto, determinou que a sala do ICC Sul fosse desocupada imediatamente. Foi oferecida também a possibilidade de o Cassis usar duas salas como sede, uma no subsolo e outra no mezanino do ICC. Segundo integrantes do movimento, porém, o tamanho dos locais oferecidos não condiz com a quantidade de alunos que o Cassis representa.

[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação