Ensino_EnsinoSuperior

Manifestantes tentam invadir reunião da USP

postado em 01/10/2013 18:17
Estudantes tentaram invadir, na tarde desta terça-feira (2/10), uma reunião do Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP). Os manifestantes reivindicam a saída do atual reitor, o professor João Grandino Rodas, e eleições diretas para a ocupação do cargo. O grupo usou uma placa de trânsito para arrombar a porta do saguão do prédio da reitoria. De acordo com a USP, não houve confronto.

Pela regra em vigor, a eleição para reitor da USP inclui a formulação de uma lista com três nomes por um grupo de conselheiros. A indicação final é dada pelo governador de São Paulo.

Em setembro, a USP promoveu discussões sobre as alternativas de como definir os nomes para os cargos na direção e reitoria da universidade. Docentes e estudantes pedem por eleições diretas para que a comunidade acadêmica participe do processo. O nome mais votado é incluído na lista tríplice e encaminhada para o governador de São Paulo, que indicará o último nome para o cargo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação