Ensino_EnsinoSuperior

MEC divulga notas do Enade 2012 por curso. Consulte a lista completa

postado em 07/10/2013 17:33
Os dados de cada uma das instituições de ensino superior avaliadas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2012 foram divulgados às 17h desta segunda-feira (7/10). A lista traz a nota de curso um dos cursos avaliados. Das instituições de ensino superior avaliadas, 30% tiveram conceitos 1 ou 2, considerados insuficientes. Houve um aumento de 5 pontos percentuais em relação ao exame de 2009 ; quando o mesmo grupo de cursos superiores foi avaliado.





Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, essas instituições correm o risco de terem os vestibulares suspensos, como ocorreu no ano passado. ;As (instituições) que tiveram conceito 1 e 2 poderão reabrir (o vestibular) se apresentarem melhora;, afirmou. O chefe da pasta disse ainda que a rede pública de ensino superior continua a apresentar desempenho melhor do que a particular, principalmente dos conceitos mais altos, 4 e 5.

;Tivemos uma melhora importante no desempenho, houve uma evolução entre as instituições privadas com nota 4 e 5;, destacou Mercadante. Ele também ressaltou o avanço entre instituições públicas: 47% tiveram nota 4 ou 5 e 18% ficaram com 1 ou 2. ;Estamos caminhando em direção à excelência.;

O ministério atribuiu o aumento no percentual de instituições com notas 1 e 2 ao baixo número de instituições sem conceito. Em 2009, eram 26,6% e, em 2012, esse número ficou em 1,8% apenas.

Conceito
O Conceito Enade é obtido a partir dos resultados do exame aplicado aos estudantes e é um dos indicadores de qualidade da educação superior brasileira. Em 2012, foram avaliados os cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo, além dos cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.

Em todo o país, 469.478 estudantes concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos fizeram a prova e foram avaliados 7.228 cursos de 1.646 instituições.

[SAIBAMAIS]Enade 2013
Na edição deste ano do exame serão avaliados os seguinte cursos: os cursos de tecnólogo em agronegócio, gestão ambiental, gestão hospitalar e radiologia e as graduações de ensino superior em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia.

Diferentemente das edições anteriores, o Enade 2013 será restrito aos estudantes que tenham cumprido mais de 80% do curso até o período de inscrições ou que tenham expectativa de conclusão de curso até julho de 2014. Para esses estudantes, a participação na prova é obrigatória. Portanto, quem não fizer o exame não receberá o diploma, mesmo tendo concluído a grade curricular de seu curso. Além disso, o participante será obrigado a ficar no exame por, pelo menos, uma hora. Não será permitido que ele assine a lista de presença e saia da sala de prova.

Os estudantes que estão iniciando o curso também serão inscritos na prova, mas não vão precisar prestar o exame. O Enade vai reaproveitar a nota obtida pelos calouros no Exame Nacional de Ensino Médio(Enem).

Colaborou Grasielle Castro

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação