Ensino_EnsinoSuperior

Gabarito do PAS sai hoje

Correção preliminar da 3ª etapa será divulgada a partir das 19h. Estudantes que passarão pelas 1ª e 2ª etapas, neste fim de semana, devem conferir os locais de prova no site do Cespe para não perderem o teste

Thiago Lins
postado em 03/12/2013 11:08
A 3ª etapa do PAS, no último domingo, teve abstenção de 16,95%: alunos e pais reclamaram de falta de clareza nas informações do cartão de acessoOs estudantes que passaram pela 3; etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB) podem checar, a partir das 19h de hoje, os gabaritos preliminares da prova de conhecimentos. O exame ocorreu no último domingo. Como publicado pelo Correio na edição de ontem, vários candidatos tiveram problemas em localizar os endereços do certame pelos cartões de acesso elaborados pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe). Alguns chegaram a perder o PAS, e outros se atrasaram. Segundo eles, o comprovante de inscrição tinha informações genéricas sobre os locais de teste. O índice de abstenção foi de 16,95%. Dos 12.687 inscritos, 10.537 conseguiram concluir a 3; etapa. A instituição, que negou ter havido erro na divulgação das informações, e professores de escolas ouvidos pela reportagem alertam os alunos a não deixarem para cima da hora a confirmação dos locais onde deverão fazer as provas da 1; e da 2; etapas, que ocorrerão neste fim de semana.

Para não ter a mesma dificuldade enfrentada por concorrentes da 3; etapa, Matheus Macêdo, 16 anos, já tem a certeza de que fará o certame na escola onde estuda, na Asa Sul. No último sábado, ele entrou no site do Cespe e anotou o endereço. ;Eu sempre fico atento a isso. No ano passado, eu fiz do mesmo jeito e tudo saiu bem;, contou o jovem, que briga por uma vaga no curso de medicina. Aluno do 1; ano do Ensino Médio, Pedro Henrique Ibarra Pelanda, 16, tomou os mesmos cuidados de Matheus e já sabe o local de prova. ;Moro perto do endereço do exame, mas, mesmo assim, chegarei com uma hora de antecedência para ver na planilha o meu nome e saber logo a sala onde ficarei;, observou o rapaz. Pedro Henrique afirmou ter recebido um e-mail do Cespe contendo o local das provas.

[SAIBAMAIS]Coordenador de língua portuguesa de um colégio particular de Brasília, Josino Nery Neto orienta os candidatos a só saírem de casa para fazerem o PAS depois de consultarem a página eletrônica da instituição que elabora o programa. Ele lembra que o Cespe não tolera atrasos. ;O recomendável é chegar uma hora antes do início das provas para justamente evitar esse tipo de problema com o endereço. O importante é que os pais e os alunos tenham tempo para não se estressarem;, frisou Josino.

Segundo Paulo Perez, coordenador de outra escola, a UnB costuma aplicar as provas das duas primeiras etapas no estabelecimento onde o aluno estuda. ;Mas isso não é regra, porque algumas instituições não cedem espaço;, destacou o professor. Perez dá dicas para os futuros universitários: ;Se o local for diferente de onde a pessoa estuda, então ela deve dar uma passada antes lá. É bom lembrar àqueles que utilizam transporte público que os horários de ônibus e metrô mudam nos fins de semana;.

Por meio de nota, o Cespe informou que ;é de exclusiva responsabilidade do candidato a verificação do local designado para a realização da sua prova e, ainda, de comparecer a esse local com a antecedência mínima de uma hora em relação ao horário inicial das avaliações, para dirimir eventuais dúvidas;. A instituição afirmou ainda que disponibilizou um mapa do câmpus Darcy Ribeiro da UnB mostrando os pontos onde os alunos fariam a 3; etapa.

Ritmo
Falta pouco para as provas da 1; e 2; etapas do PAS, momento em que alguns concorrentes preferem diminuir a carga de estudos. O professor Josino acredita que esses últimos dias sejam ideais para fazer um ;refinamento; das matérias e, ao mesmo tempo, para relaxar. ;É tempo para relembrar aquelas fórmulas de matemática e física, por exemplo, de que a pessoa já não se lembra mais. Dar uma olhada nas características, como são tratados e abordados os livros de leitura obrigatória. Fazer questões para se familiarizar com o tipo de avaliação. Em casa, não é muito saudável ter longas jornadas de estudo de agora em diante. É indicado repouso para se preparar fisicamente para as provas;, explicou.

Na internet

Conforme previsto no item 4.4.1 do edital n;18, os locais e horários de realização da prova de conhecimentos foram disponibilizados no endereço eletrônico www.cespe.unb/pas, desde o dia 25 de novembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação