Jornal Correio Braziliense

Ensino_EnsinoSuperior

Cerca de 50 estudantes da Universidade Gama Filho ocupam prédio do MEC

Manifestantes pedem intervenção da pasta por causa de atrasos no pagamento de funcionários e suspensão de vestibular

sobre a questão. Até que o processo seja concluído, as duas instituições não poderão abrir novos cursos, ampliar o número de vagas existentes ou receber novos alunos por meio de vestibular, outros processos seletivos ou transferências. Estão suspensos ainda novos contratos de Financiamento Estudantil (Fies) e de participação em processo seletivo para oferta de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni), além de restrição de participação no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

[SAIBAMAIS]Segundo a assessoria de imprensa do MEC, a instituição tinha até 6 de janeiro para entregar um plano de melhorias. A Universidade entregou o documento na última sexta-feira (3/1) e, agora, aguarda análise do MEC. O Ministério poderá decidir pelo descredencimanto da instituição se julgar necessário. O MEC não tem um prazo definido para dar a resposta, mas de acordo com a assessoria de imprensa, deve dar prioridade para a resolução do caso.

Em julho, os estudantes da Gama Filho também protestaram e acamparam na reitoria da instituição. Em agosto, o MEC já havia aplicado medida cautelar determinando a suspensão do vestibular para admissão de novos alunos e a transferência de estudantes da graduação e da pós-graduação em relação às duas instituições, que voltou a ser autorizado em outubro, a partir do pagamento dos salários dos professores e funcionários e foi retomada a normalidade acadêmica.

Ao assumir a gestão operacional e educacional das duas instituições, o grupo Galileo se comprometeu a oferecer ;um novo conceito em educação e saúde", que consistiria em valorizar o professor, oferecer ao estudante melhor qualidade de ensino, investir em novas tecnologias e na produção científica, adequar a infraestrutura aos novos cenários de ensino e reformular a área administrativa de suporte ao ambiente acadêmico e garantir aos estudantes um projeto de educação que tem como fundamento a busca contínua pela qualidade, com prioridade para a produção e consolidação do conhecimento. O Eu, Estudante tentou entrar em contato com a Galileo, mas ainda não obteve retorno.

Colaborou Mariana Niederauer