Jornal Correio Braziliense

Ensino_EnsinoSuperior

Inscrições para o Prouni

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) começaram ontem e vão até o próximo dia 17. Em todo o país, serão oferecidas 191.625 bolsas em 25,9 mil cursos de universidades e faculdades particulares. Embora a nota do Enem seja a base para o cadastro, os requisitos para participar são diferentes do Sisu. Quem pretende pleitear uma bolsa precisa ter obtido, no mínimo, 450 pontos nas médias das provas e nota acima de zero na redação. Não pode ter diploma de nível superior e ainda precisa ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos (R$ 2,1 mil).

Em 2014, o número de oportunidades aumentou 18% em relação a 2013. Os cursos com maior oferta são os de administração (21,2 mil); pedagogia (14,7 mil); e direito (13,7 mil). São Paulo encabeça o ranking, com 64,3 mil oportunidades. O Distrito Federal aparece em 9; lugar entre os que mais disponibilizam bolsas no país, com 5.672 vagas. Ao todo, 1.116 instituições participam do Prouni.

A inscrição é de graça e pode ser feita exclusivamente pela internet na página do Prouni (http://siteprouni.mec.gov.br). O estudante pode escolher até duas opções de instituições de ensino superior. A partir de hoje, a nota de corte começa a ser calculada e o concorrente pode alterar a opção de vagas quantas vezes desejar, até as 23h59 de 17 de janeiro. Três dias após o término do período de cadastro, será divulgado o resultado da 1; chamada.

O programa do governo federal oferece a alunos brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais em instituições particulares de educação superior. As vagas são para aqueles que saíram do ensino médio da rede pública ou para os bolsistas integrais que estudaram em escolas privadas.