Ensino_EnsinoSuperior

Transferência não garante bolsas a alunos da UniverCidade

postado em 22/01/2014 10:00

Rio de Janeiro - A presidenta do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UniverCidade, a estudante de relações internacionais Letícia Portugal, disse que a preocupação dos alunos da instituição é que grande parte dos universitários é composta por bolsistas, que não seriam atendidos com a transferência para outras universidades. ;A medida do MEC [Ministério da Educação] de transferir os estudantes não garante as bolsas e isso implica que a maioria dos alunos vai para a rua, porque não têm condição de pagar. E ainda temos uma grande parte de formandos. É uma situação grave. Só a federalização pode ajudar;, disse.

Letícia participou hoje (21), no centro do Rio, da manifestação que reuniu 500 pessoas, segundo cálculos da Polícia Militar, para pedir a federalização da instituição e da Universidade Gama Filho. Do alto do carro de som da manifestação, ela disse que se a educação fosse prioridade no país, não haveria tanta violência.

O professor de turismo e de comunicação da UniverCidade, Ricardo Oliveira, disse que os problemas na instituição se arrastam há três anos, incluindo atrasos nos pagamentos dos professores. Ele defendeu que a questão seja analisada por um grupo ligado ao Ministério da Educação e até por especialistas em causas jurídicas. Para Oliveira, o descredenciamento das instituições foi um erro. ;O descredenciamento não é bom para ninguém. É um jogar a poeira para debaixo do tapete. Um problema que se arrasta por muito tempo;, disse.

A professora de direito Regina Cavalcanti disse que os problemas que atingem também os funcionários da UniverCidade vão além dos salários. Segundo ela, a instituição também não pagava os direitos trabalhistas dos empregados. ;Desde 2003 que não temos o Fundo de Garantia [do Tempo de Serviço] depositado. Uma amiga foi retirar o fundo para comprar um imóvel e não pôde porque não tinha fundo. Salário integral a gente não recebia. Por isso estamos neste movimento;.

O diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE) e aluno de letras Igor Mayworn, que estava no grupo que foi retirado do gramado do Congresso em Brasília, veio para o Rio apenas para ajudar na organização da manifestação, mas vai voltar à capital federal amanhã para continuar fazendo pressão no governo federal. Ele disse que um outro grupo de estudantes vai viajar também para se juntar aos manifestantes que pela Polícia Civil.

;Nós queremos ser recebidos pela presidenta ou que federalizem as instituições. Se o Gilberto Carvalho nos receber e falar que vai federalizar a gente está satisfeito. A federalização é possível e tem total respaldo jurídico com todas as condições técnicas e políticas;, disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação