Ensino_EnsinoSuperior

Período de pré-matrícula será antecipado a partir deste semestre

Matrículaweb também terá mudanças. Intenção é melhorar a oferta de vagas, diminuir lista de espera em matérias concorridas e garantir que os estudantes mantenham-se no fluxo do curso

postado em 31/01/2014 18:02
Começa à 0h do próximo sábado (8) o período de pré-matrícula nas disciplinas do primeiro semestre letivo de 2014 da Universidade de Brasília. Mais de 30 mil alunos de graduação terão até o fim do dia 11 de fevereiro para confirmar as matérias que desejam cursar a partir do dia 10 de março, data de início das aulas. O objetivo da antecedência é garantir que um número maior de alunos tenha acesso às disciplinas necessárias ao andamento do curso, principalmente as que possuem mais demanda do que oferta de vagas.

"Todo semestre é enorme a lista de espera em disciplinas obrigatórias", conta Júlio Cesar Goulart Garay, secretário-adjunto de Administração Acadêmica da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA). Ele explica que adiantar o período em que é feita a confirmação das disciplinas de interesse dos estudantes permitirá que se saiba de antemão quais são as matérias mais procuradas, com base em dados verídicos e não projeções estatísticas como tem ocorrido. ;A gente quer diminuir essa lista de espera e ocupar as vagas dentro das solicitações reais dos alunos;, diz Júlio.

Uma das medidas para que se conheça o interesse de estudo dos alunos da UnB foi definir níveis de prioridade para a escolha das disciplinas. A partir de agora o estudante que quiser cursar matérias que não lhe foram sugeridas pelo sistema de oferta MatrículaWeb terá que selecioná-las de acordo com uma ordem de preferência. ;O aluno colocava três, quatro, cinco vezes a mesma prioridade numa disciplina. Se ele pede para Cálculo 1 prioridade 1 [máxima], quando for escolher a turma B [de Cálculo 1] terá que colocar prioridade 2. Para cada disciplina só vai poder pedir uma prioridade;.

Nicolas Powidayko, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) conta ainda que há casos em que o estudante só precisa fazer três optativas, mas escolhe nove, todas com prioridade 1, para ver qual consegue cursar, o que acaba gerando uma demanda irreal. "A universidade não sabe realmente qual é a demanda de verdade porque o aluno está em três listas sendo que vai cursar em apenas uma delas. Esse é um problema que a universidade está querendo resolver", diz o representante dos estudantes.

LIMITE DE CRÉDITOS
Outra mudança importante no MatrículaWeb é a quantidade de créditos que cada aluno poderá requerer. Júlio conta que era possível pedir quantos créditos quisesse, e muitos alunos o faziam por medo de perder a vaga em uma disciplina e acabar sem créditos suficientes para seguir o fluxo do curso. ;Agora estará restrito ao número máximo de créditos que o aluno pode fazer naquele semestre;.

De acordo com ele, o sistema de pré-matrícula está sendo modificado para evitar que o estudante selecione mais disciplinas do que o necessário. ;Os pedidos de matrícula só serão aceitos de acordo com o limite máximo de créditos do curso;, reitera. As mudanças auxiliarão a universidade a identificar as demandas dos cursos e, conhecendo as necessidades dos estudantes, será possível negociar com os coordenadores o acréscimo de vagas em turmas concorridas. ;A gente vai negociar o aumento das vagas antes de divulgar o resultado final. Essa é a mudança principal;, afirma Júlio.

Segundo ele, o problema maior dos estudantes é seguir o fluxo do curso, e o objetivo das mudanças é garantir que isso seja modificado. ;O impacto real será fazer com que o estudante tenha garantia de vagas que estão no fluxo do curso dele;.

Confira o calendário de matrículas para o 1;/2014

8 a 11/02 ; período de pré-matrícula
12/02 ; emissão de relatório com dados reais de oferta e procura por vagas
17 a 21/02 ; negociação para acréscimo de vagas entre a Administração Superior e os departamentos.
25/02 ; Processamento das matrículas e divulgação dos resultados.
10/03 ; Início das aulas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação