Jornal Correio Braziliense

Ensino_EnsinoSuperior

Instituto de Letras tem novos gestores

Enrique Huelva Unternbäumen, ex-vice-diretor do IL, assumirá o comando da unidade acadêmica ao lado da professora Rozana Reigota Naves

Tomaram posse, na manhã desta terça-feira (11), os novos diretores do Instituto de Letras (IL) da UnB. Maria Luiza Ortiz Alvarez, que esteve à frente do IL por oito anos, deixa o comando da unidade acadêmica nas mãos de Enrique Huelva Unternb;umen, com quem trabalhou durante quatro anos. O professor foi vice-diretor do instituto no último mandato e voltará a chefiá-lo, agora como diretor, até 2017, ao lado de Rozana Reigota Naves, na vice-diretoria.

Quebrando o protocolo da cerimônia de posse, os novos diretores aproveitaram o evento para ler um documento, escrito em parceria, em que explanaram o papel estratégico da área de Letras no desenvolvimento da sociedade e do país. ;É impossível construir conhecimento na Química, na Física, no Direito, na Biologia sem possuir a competência de entender e produzir textos, de construir e interpretar argumentos, de entender e expor pontos de vista;, disse Enrique Huelva.

O novo diretor lembrou ainda que o Instituto de Letras é possivelmente a maior unidade acadêmica da Universidade de Brasília, com aproximadamente 2.600 estudantes próprios e outros 1.400 que o IL ajuda a formar. Alunos que cursam disciplinas ofertadas pelo instituto na área de texto em língua portuguesa, língua estrangeira, além de libras. ;No nosso instituto está também o maior Programa Permanente de Extensão da UnB, o UnB Idiomas;, citou Enrique.

O reitor da UnB, Ivan Camargo, reconheceu a importância da unidade acadêmica e seu papel no processo de internacionalização da universidade. ;O IL tem que continuar à frente para que a gente cumpra essa solicitação [do MEC];, disse. A vice-reitora também reiterou o papel do IL na formação dos estudantes da universidade e se colocou à disposição da nova direção do IL. ;Estamos aqui buscando o melhor para a instituição, para a comunidade e a sociedade;.

Os novos diretores do Instituto de Letras foram aplaudidos de pé pelos presentes, entre eles docentes, estudantes, diretores de outras unidades acadêmicas e autoridades, como os embaixadores do México, da Croácia e representantes de outras embaixadas como França, Ucrânia e Espanha.