Ensino_EnsinoSuperior

Servidores de nível superior têm novo sindicato

A Associação dos Técnicos de Nível Superior da UnB (Atens) recebeu o registro sindical em 14 de fevereiro

postado em 25/02/2014 17:39
A Associação dos Técnicos de Nível Superior da UnB (Atens) se transformou em Seção Sindical ligada à entidade nacional de mesmo nome.

Com o registro, oficializado em 14 de fevereiro, a Atens agora é uma instituição representativa dos direitos e dos interesses trabalhistas dos servidores de nível superior da UnB - um universo de aproximadamente 1,2 mil pessoas.

;O embrião desse projeto foi a aprovação, em 2005, do Plano de Carreira dos Cargos Técnicos-Administrativos em Educação (PCCTAE), que gerou grande distorções e prejuízos salariais para a classe E (Nível Superior);, explica Frederico Mourão, diretor de Política de Carreiras.

A Atens-UnB segue os mesmos passos da associação nacional homônima, que, em dezembro de 2012, passou a ser sindicato. ;Desde então, diversas associações locais de técnicos de nível superior têm se transformado em sindicato. Nosso objetivo é suprir a lacuna de representação da categoria;, salienta Mourão.

A presidente da Associação, Mona Lisa Lobo de Souza Choas, diz que a missão do novo sindicato é representar os servidores com ética, diplomacia e profissionalismo. Segundo ela, a ideia é construir um novo modelo sindical, com a criação de parcerias e mais diálogo. A entidade já participa do Conselho de Administração e do Conselho Universitário.

;Não queremos só reclamar, mas sim apresentar propostas efetivas de melhoria;, pontua Mona Lisa, ao lembrar que, neste ano, os novos concursados estão sendo alocados conforme a necessidade de cada setor e o perfil do profissional. ;Defendemos isso junto ao Decanato de Gestão de Pessoas. É um processo que resulta em benefícios mútuos. O servidor trabalha mais satisfeito e a instituição ganha;, opina.

Outro ponto que diferenciaria o novo sindicato é o fato de a diretoria não receber remuneração. ;É um item regimental. Também não seguimos nenhuma orientação político- partidária;, assegura a presidente.

Entre as principais bandeiras de luta da entidade, estão a correção das distorções salariais, a valorização dos servidores e a melhoria das condições de trabalho. ;A Atens Nacional já apresentou ao Ministério da Educação uma proposta de revisão do PCCTAE, que pode resultar na correção da matriz do plano de carreira;.

Para atender às demandas dos servidores de nível superior da UnB, o diretor Administrativo e Financeiro, Rodrigo Nunes Endres, conta que foram criados cinco grupos de trabalho: GT Aposentadoria, GT Assédio Moral e Sexual, GT Perfil Profissional e Lotação, GT Modernização e Dinamização dos Processos Institucionais e GT Atribuições do cargo x Desvio de Função. ;Esses grupos vão buscar solucionar problemas do dia a dia, porque, muitas vezes, os servidores se sentem órfãos, sem saber a quem recorrer;, salienta.

SERVIÇO
Mais informações sobre as atividades do sindicato e de como se filiar pelo site www.atensnacional.org.br, pelo e-mail atensunb@unb.br ou diretamente com os diretores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação