Ensino_EnsinoSuperior

Votação sobre futuro das cotas raciais é adiada para abril

Decisão foi tomada durante reunião do Cepe. Universidade reserva 20% das vagas para estudantes negros

postado em 14/03/2014 19:42
Decisão foi tomada durante reunião do Cepe. Universidade reserva 20% das vagas para estudantes negrosApós manifestações de estudantes, o Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Cepe) adiou para 3 de abril a decisão sobre manter ou não a reserva de 20% de vagas do vestibular para negros. ;Devemos votar a tempo de realizar o vestibular;, alertou Ivan Camargo, reitor da UnB.

A decisão pelo adiamento da votação se deu durante reunião do Cepe, na tarde desta quinta-feira (13), no auditório da Reitoria. O reitor lembra que o tema foi discutido na instituição no ano passado, quando o programa completou dez anos de existência.

No início de 2014, ainda no período de recesso acadêmico, relatório da comissão que estudou o assunto sugeriu reserva de metade das oportunidades para alunos de escolas públicas ; como prevê a lei de cotas ; e redução das vagas para negros de 20% para 5%.

;Como se trata de uma votação que define o futuro da política afirmativa nos próximos dez anos, gostaríamos de ampliar e aprofundar o debate, que vai além do número de vagas;, disse Vítor Reis, representante dos estudantes no conselho.

Do total de representantes de institutos e faculdades presentes na reunião, apenas dois defenderam o fim das cotas raciais no vestibular. Outros dois apoiaram a manutenção de 20% das vagas para estudantes negros. A maioria optou tão somente pelo cumprimento da lei de cotas ; que leva em conta a condição socioeconômica dos alunos e não a discriminação racial como critério para a reserva de vagas, destinando apenas 5% delas aos negros.

O restante pediu o adiamento da votação para ampliar e aprofundar os debates com a comunidade acadêmica antes de uma decisão final sobre o assunto. Uma audiência pública está prevista para a próxima sexta-feira (21), ao meio-dia, no anfiteatro 9 no ICC Norte. O local ainda vai ser confirmado.

Hoje, na UnB, há 3.396 alunos que ingressaram pelo sistema de cotas raciais e 2.006 ex-alunos beneficiados pelo programa. O número de desistências chega a 1.684 alunos, 469 por abandono de curso, 998 por desligamento por não cumprimento de condição e 217 por reprovação na mesma disciplina três vezes.

ORÇAMENTO
O Conselho de Administração (CAD) também se reuniu na quinta-feira (13). Entre outras deliberações, o órgão colegiado aprovou o orçamento interno da universidade para 2014. Confira aqui a cobertura da reunião do CAD.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação