Ensino_EnsinoSuperior

Água e luz são cortadas na Reitoria da UnB

Grupo de estudantes que ocupa o local debate continuidade do movimento

postado em 09/06/2014 18:11

Grupo de estudantes que ocupa o local debate continuidade do movimentoO grupo de estudantes que ocupa a Reitoria da Universidade de Brasília (UnB) informou, na , que o local teve água e energia cortados. Segundo os presentes, o corte ocorreu às 16h30 desta segunda-feira (9/6). Depois de uma reunião para avaliar a continuidade do movimento com essas condições, o grupo decidiu por seguir com a ocupação. Os estudantes temem que a reintegração de posse do prédio da Reitoria seja feito no escuro. No local, os presentes evitam falar com a imprensa por medo de "criminalização do movimento estudantil".

Uma liminar determinava a desocupação da Reitoria na noite do último domingo (8/6), mas, até o momento, o grupo continua no local. Os integrantes do movimento dizem estar em "estado de alerta": existe um termo de que policiais cheguem ao local. Para dar força ao movimento, universitários presentes ligam para gabinetes de deputados e senadores pedindo apoio.

Confira vídeo do Correio Braziliense em que uma participante do movimento fala sobre as causas da ocupação:
[VIDEO1]

Um estudante que prefere não se identificar afirmou que o grupo recebe apoio do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de Brasília (Sintfub). A reportagem entrou em contato com o Sindicato para confirmar a informação na manhã e na tarde desta segunda-feira, mas não obteve retorno.

O grupo também postou fotos do espaço interno da Reitoria e garantiu não estar depredando o espaço. ;Chegamos ao espaço em um nível de desorganização e sujeira muito maior que o atual. Ao Ocupar, limparmos e organizamos o espaço. Atividade que tem sido realizada todos os dias à noite;, dizia o texto.

[SAIBAMAIS]Os ocupantes convocaram uma assembleia aberta para todos os estudantes na próxima terça-feira (10/6), às 12h, para debater a ocupação. Confira a pauta de reivindicações dos ocupantes:
;1) Arquivamento imediato dos processos relativos ao ;catracaço; e ;happy hours;, descriminalizando os/as respectivos/as alunos/as e Centro Acadêmicos caluniados/as nos referidos processos.
2) Garantia de imunidade política, administrativa, civil e criminal a todos/as alunos/as que participaram da Ocupação em todo seu período de duração, seja em esfera penal e/ou da administração universitária.
3) Responsabilização da REItoria pelos seus processos ilegais e arquivamento dos mesmos.
4) Reintegração e manutenção dos diretos dos Centros Acadêmicos, estudantes e projetos de extensão (vide Salsa UnB) com imediato estabelecimento de prazo para respostas encaminhativas a requerimentos de demandas relativas as mesmas;.


Grupo tampou câmeras espalhas pela reitoriaEntenda o caso
A Reitoria da Universidade de Brasília (UnB) está ocupada desde a última quinta-feira (5/6) por um grupo de cerca de 50 estudantes. Os presentes pedem a remoção dos processos judiciais movidos pela instituição de ensino contra oito alunos beneficiados pela assistência estudantil que, em 2013, participaram de um catracaço no Restaurante Universitário (UnB).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação