Jornal Correio Braziliense

Ensino_EnsinoSuperior

Água e luz são cortadas na Reitoria da UnB

Grupo de estudantes que ocupa o local debate continuidade do movimento

, que o local teve água e energia cortados. Segundo os presentes, o corte ocorreu às 16h30 desta segunda-feira (9/6). Depois de uma reunião para avaliar a continuidade do movimento com essas condições, o grupo decidiu por seguir com a ocupação. Os estudantes temem que a reintegração de posse do prédio da Reitoria seja feito no escuro. No local, os presentes evitam falar com a imprensa por medo de "criminalização do movimento estudantil".

Uma liminar determinava a desocupação da Reitoria na noite do último domingo (8/6), mas, até o momento, o grupo continua no local. Os integrantes do movimento dizem estar em "estado de alerta": existe um termo de que policiais cheguem ao local. Para dar força ao movimento, universitários presentes ligam para gabinetes de deputados e senadores pedindo apoio.

Confira vídeo do Correio Braziliense em que uma participante do movimento fala sobre as causas da ocupação:
[VIDEO1]

Um estudante que prefere não se identificar afirmou que o grupo recebe apoio do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de Brasília (Sintfub). A reportagem entrou em contato com o Sindicato para confirmar a informação na manhã e na tarde desta segunda-feira, mas não obteve retorno.

O grupo também postou fotos do espaço interno da Reitoria e garantiu não estar depredando o espaço. ;Chegamos ao espaço em um nível de desorganização e sujeira muito maior que o atual. Ao Ocupar, limparmos e organizamos o espaço. Atividade que tem sido realizada todos os dias à noite;, dizia o texto.

[SAIBAMAIS]Os ocupantes convocaram uma assembleia aberta para todos os estudantes na próxima terça-feira (10/6), às 12h, para debater a ocupação. Confira a pauta de reivindicações dos ocupantes:
;1) Arquivamento imediato dos processos relativos ao ;catracaço; e ;happy hours;, descriminalizando os/as respectivos/as alunos/as e Centro Acadêmicos caluniados/as nos referidos processos.
2) Garantia de imunidade política, administrativa, civil e criminal a todos/as alunos/as que participaram da Ocupação em todo seu período de duração, seja em esfera penal e/ou da administração universitária.
3) Responsabilização da REItoria pelos seus processos ilegais e arquivamento dos mesmos.
4) Reintegração e manutenção dos diretos dos Centros Acadêmicos, estudantes e projetos de extensão (vide Salsa UnB) com imediato estabelecimento de prazo para respostas encaminhativas a requerimentos de demandas relativas as mesmas;.


Entenda o caso
A Reitoria da Universidade de Brasília (UnB) está ocupada desde a última quinta-feira (5/6) por um grupo de cerca de 50 estudantes. Os presentes pedem a remoção dos processos judiciais movidos pela instituição de ensino contra oito alunos beneficiados pela assistência estudantil que, em 2013, participaram de um catracaço no Restaurante Universitário (UnB).