Ensino_EnsinoSuperior

Alunos desocuparão Reitoria da UnB se carta de intenções for assinada

Eles pedem carta de intenções garantido novas investigações sobre o catracaço. Assembleia Geral dos Estudantes começou às 12h40 e terminou às 15h20

postado em 10/06/2014 14:12

Cerca de 200 estudantes participaram da assembleiaEntre 12h40 e 15h20, cerca de 200 alunos estiveram reunidos no Salão de Atos da Reitoria da Universidade de Brasília (UnB) para uma Assembleia Geral dos Estudantes. O encontro discutiu o futuro da ocupação. Depois de informes e votação, o grupo deliberou que a desocupação seja feita, desde que o reitor Ivan Camargo assine uma carta de intenções para garantir que novas investigações sejam feitas sobre os processos do catracaço e dos happy hours.

O professor do Departamento de Filosofia Ebenezer Nogueira representa os alunos e está em contato com o reitor para negociar a assinatura da carta. Segundo o grupo, o reitor, a princípio, teria se negado a assinar a o documento enquanto a Reitoria ainda estivesse ocupada. O defensor público federal Heverton Gisclan Neves da Silva, que participou da assembleia, afirmou que o reitor não precisaria assinar a carta porque a própria Defensoria Pública da União garantiria o cumprimento das decisões. Posteriormente, o reitor Ivan Camargo teria afirmado ao grupo que assinaria a carta. O reitor está reunido com o Conselho Diretor da Reitoria para decidir se vai assinar ou não a carta.

Os alunos redigiram a carta de intenções o e o professor Ebenezer Nogueira deve levar o documento ao reitor, na sala dele na Faculdade de Tecnologia (FT), para que seja assinado. O texto pede que os processos existentes sejam trancados e que novas investigações sejam feitas sobre o catracaço e sobre os happy h ours com a presença da DPU. O texto diz ainda que umna reunião deve ser feita, até 20 de junho, para tratar da remoção dos Centros Acadêmicos (CAs) do Instituto Central de Ciências (ICC).

O grupo ameaçou ainda fazer um novo catracaço nesta quarta-feira (11/6) para defender a entrada no Restaurante Universitário (RU) sem pagar pela refeição como "modo legítimo de luta", mas depois mudou de ideia. A proposta veio do Centro Acadêmico de Filosofia e, caso o catracaço aconteça, será desvinculado do movimento da ocupação.
Defensor público federal Heverton Gisclan Neves da Silva
Medidas da DPU
Na manhã desta terça-feira (10/6), o reitor da UnB, Ivan Camargo, se reuniu com o defensor público federal Heverton Gisclan Neves da Silva no prédio do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT/UnB). A reunião entre a Defensoria Pública da União (DPU) e a administração da reitoria da Universidade de Brasília (UnB) decidiu que o processo contra os oito alunos que participaram do catracaço ; protesto feito por alunos no Restaurante Universitário (RU) em 2013 ;, deve ser extinto.

Será aberta nova sindicância, não para apontar culpados, mas sim para levantar possíveis responsáveis por atos isolados - se houver provas contundentes - e para apurar os danos causados. Segundo o Conselho de Administração da UnB (CAD), o processo não sairia da instância administrativa, ou seja, não seria julgado.

O reitor e o defensor público decidiram que serão investigados novamente os processos que envolvem o catracaço, os happy hours e a ocupação da reitoria. Em 20 de junho, será feita nova reunião entre a Reitoria da UnB e a Defensoria Pública da União sobre a garantia de espaços dos Centros Acadêmicos (CAs) no Instituto Central de Ciências (ICC) no câmpus Darcy Ribeiro - já que há um projeto que pretende remover os CAs do local.[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação