Ensino_EnsinoSuperior

Cursos abrirão mais de 6 mil vagas em setembro

postado em 22/08/2014 12:31

O programa Inglês sem Fronteiras oferece 6.045 vagas em cursos presenciais de língua inglesa na edição de setembro próximo. As inscrições serão abertas no dia 2 e se estenderão até o dia 11. Os cursos serão realizados pelos núcleos de línguas (NucLi) das universidades federais credenciadas pelo programa. As aulas terão início em 22 de setembro.

Para concorrer às vagas, o candidato deve observar os requisitos:

; Ser estudante de graduação, mestrado ou doutorado, com matrícula ativa nas universidades federais credenciadas como núcleos de línguas (NucLi).
; Ser estudante participante e ativo no curso My English, on-line, cuja inscrição tenha sido validada com até 48 horas de antecedência à inscrição no núcleo de línguas
; Ter concluído até 90% do total de créditos da carga horária do curso.

Para efeito de classificação, terão prioridade:

; Alunos de graduação de cursos das áreas do programa Ciência sem Fronteiras.
; Estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido média igual ou superior a 600 pontos, incluindo a redação.
; Estudantes que tenham concluído até 80% da carga horária total do curso, com maior índice de rendimento acadêmico, conforme parâmetros da própria universidade.
; Bolsistas ou ex-bolsistas do programa Jovens Talentos para a Ciência de qualquer curso de graduação, com vínculo institucional.

A carga horária presencial é de quatro aulas de 60 minutos, distribuídas em pelo menos dois encontros semanais, em locais e horários definidos pela universidade credenciada. Os cursos terão a duração mínima de 16 e máxima de 64 horas, conforme a proposta pedagógica de cada NucLi.

Lançado pelo Ministério da Educação em dezembro de 2012, o programa Inglês sem Fronteiras tem como objetivo contribuir para o aprimoramento da proficiência em língua inglesa dos estudantes universitários brasileiros, bem como abrir oportunidades de acesso a instituições de ensino no exterior.

As regras para participação nos cursos constam do , da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, publicado nesta sexta-feira, 22, no Diário Oficial da União. Mais informações na internet. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas no .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação