Ensino_EnsinoSuperior

Administração, direito e pedagogia são os cursos com mais matriculados

Juntas, as três graduações contabilizaram mais de 2 milhões de estudantes em 2013 de acordo com Censo do Ensino Superior

postado em 09/09/2014 18:13
As graduações em administração, direito e pedagogia foram os cursos superiores com maior número de matriculados no Brasil segundo o Censo do Ensino Superior 2013, divulgado nesta terça-feira (9) pelo Ministério da Educação (MEC). Juntos, os cursos tiveram mais de 2 milhões de matrículas no ano passado, com 800.114 inscrições em administração, 769.889 em direito e 614.835 em pedagogia.

Mário Guedes acredita que o país precisa de mais profissionais da área de administração

O estudante de administração da Universidade de Brasília (UnB) Mário Guedes, 20 anos, acredita que o interesse pelo curso é positivo. ;Acho que tem mercado para todo mundo. O país precisa de mais líderes e gestores;, diz. O jovem, que está no 6; semestre, diz que a escolha do curso veio de desejo de empreender. ;No começo fui por eliminação. Peguei a lista de cursos e tirei as exatas, que não me interessavam. No fim, fiquei entre relações internacionais, ciência política, economia e administração. Como sempre quis ser um empreendedor, optei pelo último curso;, explica ele, que atualmente trabalha na empresa júnior do curso.

Gabriel Wanissang entrou no curso de direito por indecisão, mas agora pretende ter o próprio escritório

Para o estudante de 5; semestre de direito da UnB Gabriel Wanissang, 19 anos, a indecisão é motivo para que muitos alunos optem pela carreira administrativa e jurídica. ;Quando a pessoa não sabe o que fazer, ela acaba optando por direito ou administação, principalmente aqui em Brasília, onde tem muita gente que quer fazer concurso público;, diz. Ele mesmo entrou no curso sem saber exatamente o que o atraia na área. ;Decidi fazer direito porque não sabia o que fazer, mas agora pretendo abrir meu próprio escritório de advocacia depois que eu me formar;, diz o estudante, que faz estágio em escritório.

Ayla Fernanda sempre quis ser professora e pretende fazer concurso para trabalhar na rede pública de ensino

O interesse pela educação surgiu cedo na estudante Ayla Fernanda, 19 anos, que cursa 3; semestre de pedagogia da UnB. ;Essa sempre foi minha primeira opção de curso porque tive muitas boas referências nos anos iniciais da escola, me lembro muito das minhas antigas professoras e chego a visitá-las de vez em quando até hoje;, afirma. Ayla, que sempre estudou em escolas públicas, pretende fazer concurso para se tornar professora da rede pública após a formatura. ;Sempre quis fazer um curso em que eu pudesse ajudar as pessoas;, diz.

Ranking completo

Depois de administração, direito e pedagogia, os cursos com maior número de matriculados no país são ciências contábeis (328.031 matrículas); engenharia civil (257.268); enfermagem (228.515); psicologia (179.892); serviço social (173.758); gestão de pessoal (172.083) e engenharia de produção (144.127). Ainda de acordo com o Censo da Educação Superior, o Brasil teve 7,3 milhões de matrículas em cursos de ensino superior apenas em 2013.
[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação