Ensino_EnsinoSuperior

Fiscalização Financeira discute normas para concessão do Fies

postado em 24/11/2014 11:55

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle discute nesta terça-feira (25), às 14h30, os procedimentos necessários para participar do Programa de Financiamento Estudantil (Fies).


O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que financia a educação superior de estudantes matriculados em instituições particulares. O deputado Hugo Motta (PMDB-PB), no entanto, reclama dos entraves burocráticos para se conseguir o financiamento. ;Em que pese haver uma grande procura pelo Fies, há indícios de que de 10 pedidos feitos ao programa apenas de 20 a 30% são atendidos;, afirma o parlamentar, que propôs o debate.


Até julho deste ano, 1,6 milhão de alunos tinham contrato com o Fies.


O diretor de Gestão de Fundos e Benefícios (FNDE), Antônio Corrêa Neto, é um dos convidados da audiência. Motta quer ouvi-lo porque, desde 2010, quando o FNDE começou a operar o Fies, aluno passou a poder pedir o financiamento em qualquer período do ano.


O objetivo principal desse encontro, explica o deputado, é desburocratizar e aprimorar o programa de forma a permitir a inclusão de um número maior de participantes.


Debatedores

Além de Neto, foram convidados para discutir o assunto:

- o ministro da Educação, Henrique Paim;

a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Virginia Barros;

o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Fontes Hereda;

o presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine; e

o presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), Altamiro Belo Galindo.


O local da audiência ainda não foi definido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação