Jornal Correio Braziliense

Ensino_EnsinoSuperior

Calouro de Harvard quer doar presentes de Natal para caridade

Ex-aluno do Colégio Militar de Brasília lança campanha diferente para o fim do ano. Ele prente ajudar pessoas que não têm acesso à água potável

. É possível ajudar de três formas:

1. Divulgando a ideia.
2. Fazendo uma doação.
3. Doando seus presentes de Natal: você pode criar sua própria campanha, pela Charity: water ou por qualquer outra causa em que você acredite e confie.

Experiência em Harvard

Confira um relato de Eduardo Miranda Cesar sobre sua estadia nos Estados Unidos e como estão sendo seus estudos universitários.

Sempre digo que ser calouro aqui me dá o privilégio de "não fazer a mínima ideia" do que eu quero estudar, porque sou bastante curioso. A decisão de curso só é tomada no segundo ano de curso. Sendo assim, esse semestre estou aproveitando para explorar aulas que vão de ciência da computação a poesia, passando também por economia.

A experiência tem superado minhas maiores expectativas, tanto em termos acadêmicos quanto pessoais. Já na minha primeira semana aqui, tive a oportunidade de conhecer o Bill Gates! Minhas aulas são desafiadoras e interessantes. Algo que eu adoro é o quanto é fácil se aproximar do professor, seja para pedir ajuda na matéria quanto para conversar sobre carreira. Sinto que estou não só aprendendo, mas integrando conhecimentos e formas de pensar. As oportunidades fora de sala são praticamente infinitas. Estou trabalhando como tutor de crianças da primeira à terceira série em uma escola pública de Boston. Também faço parte da Associação de Brasileiros de Harvard e de um grupo de danças latino-americanas.

O choque cultural existe. A vida aqui é corrida, e a dinâmica social é diferente: tem mais regras. As expectativas em relação ao trabalho e à ética são altas. Alunos de Harvard valorizam muito seu tempo, mas estão sempre ocupados. Não acho que seja o estilo de vida perfeito, mas felizmente aqui na universidade valoriza-se a diversidade. As pessoas são livres para agirem e se expressarem do seu jeito.