Inscrições prorrogadas para a Moot Court Competition 2015

A competição interamericana de direito ao desenvolvimento sustentável está na 5ª edição e reúne estudantes de diversos países

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 16/12/2014 19:54

As inscrições para a 5ª Competição Interamericana de Direito ao Desenvolvimento Sustentável - Moot Court Competition 2015 foram prorrogadas até 5 de janeiro para estudantes de direito do mundo todo. Promovida pela Fundação Getulio Vargas (FGV) do Rio de Janeiro em parceria com Tulane University e Universidad de Los Andes, a competição é conhecida também pelo nome em inglês Moot Court Competition. Trata-se de um júri simulado trilíngue (português, inglês e espanhol) e ocorre entre 2 e 6 de março de 2015, na FGV no Rio de Janeiro.


Para o coordenador da 5ª edição do evento, professor Michael Freitas Mohallem, a competição oferece a oportunidade de adquirir conhecimento sobre o funcionamento do sistema interamericano de direitos humanos, além do aprofundamento nas áreas internacionais dos direitos humanos e do direito ambiental. Outro aspecto essencial é o treinamento em pesquisa jurídica e oratória, além do aprendizado de organização e estruturação de argumentos jurídicos.

Ainda de acordo com Mohallem, é uma experiência internacional que traz impacto positivo para a carreira. As competições são também momentos únicos para estabelecimento de contatos profissionais e acadêmicos com outros competidores e faculdades envolvidas.

Segundo o professor Mohallem, de um tempo para cá, o direito brasileiro passou a atribuir destaque ao papel dos precedentes, de forma que o estudante capaz de articular leis, tratados internacionais e jurisprudência, em documentos jurídicos e verbalmente, certamente se destaca profissionalmente. Ele observa ainda que, embora o Brasil tenha forte presença em tribunais internacionais, até pouco tempo, não se via uma participação correspondente de estudantes do país em competições internacionais que simulam julgamentos.

Cada equipe deve ser composta por dois ou três estudantes e pode ter um supervisor. As equipes devem entregar, até 30 de janeiro de 2015, os memoriais, que serão avaliados por uma comissão composta por especialistas no tema. O caso hipotético deste ano foca o importante e contemporâneo problema das mudanças climáticas e suas consequências para as populações da Federação da Clonalia e da República do Marsili, ambos países fictícios. Para participar desta edição, inscreva-se pelo site www.fgv.br/direitorio.

5ª Competição Interamericana de Direito ao Desenvolvimento Sustentável – Moot Court Competition 2015
Inscrições: até 5 de janeiro
Local: Fundação Getulio Vargas (Praia de Botafogo 190 – Botafogo/RJ) ou pelo site
Mais informações: www.fgv.br/direitorio ou pelo telefone (21) 3799-4608