Ensino_EnsinoSuperior

Fies e ProUni têm novas regras

Uso simultâneo do benefício será permitido apenas para financiar o mesmo curso de uma instituição de ensino

postado em 13/01/2015 16:39

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado nesta terça-feira (13). Com o resultado em mãos, milhões de estudantes buscarão o ingresso no Ensino Superior. Entretanto, quem pretende solicitar bolsas do Programa Universidadse para Todos (ProUni) ou suporte do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) precisa estar atento.

O Ministério da Educação mudou recentemente as regras dos programas, limitando suas possibilidades de uso. De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União em 29 de dezembro, o estudante agora precisa de, no mínimo, 450 pontos no Enem e não pode zerar a redação para solicitar o Fies.

Os seguintes casos não serão mais possíveis:

- Uso de bolsa integral no ProUni e financiamento do Fies;

- Utilização de bolsa parcial do ProUni e financiamento do Fies para cursos ou instituições diferentes;

- Ocupação de bolsa parcial do ProUni e financiamento do Fies no mesmo curso e instituição quando o valor do percentual da bolsa mais o financiamento constituir valor maior do que o encargo educacional com desconto.

Seguirá permitida a utilização de bolsa parcial do ProUni complementada por financiamento do Fies somente no mesmo curso de uma instituição de ensino. Quem já é beneficiário e não se encaixar nas novas regras precisará optar por um dos benefícios.

Existe a opção de o estudante transferir seu financiamento para o mesmo curso e instituição onde estuda com bolsa parcial do Prouni ou vice-versa. As adequações devem ser realizadas até o fim do processo de renovação semestral do financiamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação