Ensino_EnsinoSuperior

Calouros da Unicamp contarão com Disk Trote

postado em 25/02/2015 10:58

Com o campus aberto para a confirmação de matrícula na graduação, marcada para esta terça-feira (24), das 9 às 16 horas, a Unicamp vem intensificando as iniciativas de combate ao trote violento, procurando receber os calouros com urbanidade e respeito. Uma dessas ações é o Disk Trote, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), cujo número é 3521-1449 ou ramal 1-1449. A cada ano, o número desse telefone é mudado e comunicado ao Setor de Vigilância do Campus pelo SAE. A ideia é dotar principalmente o aluno ingressante de um dispositivo de denúncia. ;O telefonema é sigiloso e colabora para que o nosso aluno tenha segurança no local em que passará muitas horas do seu dia;, assegura o professor José Ricardo Figueiredo, coordenador do SAE.

A denúncia é registrada em um formulário por um funcionário do Serviço de Apoio ao Estudante, que recebe treinamento do Programa Campus Tranquilo, ligado à Coordenadoria Gerla da Universidade (CGU). Essa denúncia é encaminhada à direção da unidade de origem do agressor, que tomará as medidas cabíveis ao trote violento (tanto trote físico quanto moralmente agressivo, como humilhações e intimidações, por exemplo). Conforme o professor Fiqueiredo, o trote é passível de punição e advertência.

O questionário a ser respondido pelo denunciante inclui questões como o seu vínculo com a Universidade, se já ocorreu a violência ou se está ocorrendo, uma descrição dos fatos, se a pessoa conhece o autor do trote, se a vítima foi ferida ou corre risco, se interferiu na situação fotografando, se tinha vigilante perto quando da ocorrência.

O Disk Trote é um telefone exclusivo para receber essas denúncias, sobretudo de quem se sente ultrajado em sua liberdade. ;Corte de cabelos, pintura no corpo, pedágios e atividades constrangedoras são proibidos pela Lei Estadual n; 10.454 e pelo Conselho Universitário (Consu) da Unicamp;, garante o coordenador do SAE. Segundo ele, o Disk Trote é, acima de tudo, um instrumento educativo, já que todas as instituições possuem suas normas e deliberações. ;Não queremos punir, mas não podemos deixar de corrigir o que está errado;, diz.

O professor Figueiredo relata que a preocupação da Universidade com o trote violento passa por duas abordagens: repressiva, para evitar o trote que ultrapassa os limites, punindo o infratores com os instrumentos disponíveis na Universidade; e preventiva, para dar apoio a atividades que tenham como alternativa o trote saudável. Duas ações modelares citadas por ele na Unicamp são o Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente e o trote da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), da área de Automação e Controle. Na FEM, os organizadores têm proposto uma gincana com a participação dos novos alunos. O objetivo é conhecer o quanto eles sabem a respeito da instituição. Pelo segundo ano, o SAE oferece aos ganhadores um kit de instrumentação de informática.

Nesta terça-feira (24), informa Figueiredo, cerca de 60 monitores do SAE estarão dando apoio às 22 unidades de matrícula, entregando o kit calouro aos ingressantes e chamando-os para a palestra "Assistência estudantil", ministrada por integrantes do SAE (do Serviço Social, Orientação Educacional e Jurídica) na sala PB-2 às 12 horas e, no mesmo local, às 18 horas.

Aproximadamente cinco mil canecas serão distribuídas aos novos alunos da graduação da Unicamp nesta terça-feira, dia de confirmação da matrícula nos campi de Campinas, Piracicaba e Limeira, e nos colégios técnicos do Cotil e do Cotuca. Haverá ainda uma conversa sobre o uso dessas canecas com vistas a reduzir o consumo de copos descartáveis nas unidades. No dia 9 de março, serão distribuídas canecas para os alunos que ingressarão no programa UniversIDADE.

Luan Felipe Campos Oliveira, um dos organizadores do Trote da Cidadania, lembra que no dia a dia percebe-se que muitos alunos usam as canecas entregues no início das aulas e no Dia da Caneca, que acontece no meio do ano, quando ocorre a troca de 1 kg de alimento por uma caneca. ;O restaurante universitário contabiliza os copos descartáveis que são usados antes da distribuição das canecas e depois. Notamos que o desperdício tem diminuído muito;, sinaliza Luan, que é estudante do Instituto de Química (IQ).

Além da semana de recepção e do Dia da Caneca, o grupo do Trote Cidadão organiza a cada dois anos um dia voltado à pós-graduação, com atividades específicas para esses alunos. São palestras, atividades propostas pelos próprios pós-graduandos e palestras apresentadas por eles. ;Há vários membros da comissão que gostaram dessa nossa campanha e aderiram à Comissão;, revela Leonardo Berenguer, aluno do Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW) e membro da comissão.

A recepção aos calouros, a ser realizada pela equipe Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente, começa neste dia 25 (quarta-feira) e prossegue até o dia 27 (sexta-feira). Esse é o 13; ano em que é feita essa recepção, efetuada pela primeira vez em 2003. Nesses dias acontecem palestras durante o dia e atividades culturais à noite. No dia 25, de manhã, o tema será "Vivência universitária", palestra promovida pelo SAE. À tarde, haverão oficinas de baterias, saúde, educação física, visita ao Museu Exploratório de Ciência e feira do DCE. À noite, haverá a exibição do tradicional Coral Zíper na Boca, da Unicamp.

No dia 26 de manhã, o tema será construção coletiva. Então haverá uma palestra do Instituto Elos intitulada ;Oásis;, uma metodologia de construção coletiva. À tarde, haverá propriamente a aplicação da metodologia de construção coletiva, quando serão realizadas pinturas de parede, construção de hortas e separação de material reciclável, etc. À noite, haverá a apresentação da Bateria PercURSÃO.

No dia 27 de manhã, o tema será planeta sustentável. A professora da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) Emilia Rutkowsky proferirá uma fala sobre ;O planeta que queremos;. À tarde, serão realizadas visitas à Estação de Tratamento de Água (ETA), à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), a uma cooperativa de triagem que trabalha com os princípios 4R e a uma instituição infantil, trabalhando com brinquedos recicláveis e enfatizando o uso consciente da água. À noite, apresenta-se a Bateria Valorosa.

A diversificação dos temas resultou em um maior interesse dos calouros. ;Como consequência, eles acabam voltando nos dias seguintes;, informa Luan. Paulo Henrique da Fonseca, coordenador do Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente e aluno da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (Feec), acredita que pouco a pouco as pessoas estão adquirindo uma consciência tal que almejam transformar o mundo em que vivem. ;Eles desejam viver num mundo melhor;, afirma.

Mais informações sobre a programação no blog do .

Portal Unicamp

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação