Ensino_EnsinoSuperior

Preenchimento de Censo tem prazo estendido até 10 de abril

postado em 26/03/2015 13:55

Os prazos do processo de realização do Censo da Educação Superior de 2014 pelas universidades federais foram prorrogados. Prevista para se encerrar nesta sexta-feira, 27, a coleta de dados foi estendida até 10 de abril. A reestruturação no cronograma foi determinada em portaria publicada nesta quinta-feira, 26.

As universidades federais podem responder ao Censo por meio de questionários on-line ou por importação de dados pela internet. Os questionários são preenchidos pelo representante legal ou pelo chamado pesquisador institucional.

Após o preenchimento dos dados, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) verifica a consistência das informações coletadas. Na sequência, o sistema do Censo é reaberto para conferência e validação das informações pelas instituições. Com as novas datas, as universidades federais procederão à conferência e à validação dos dados entre 20 de abril e 15 de maio.

O Censo da Educação Superior reúne informações sobre os cursos de graduação (presencial, a distância e sequenciais), tais como vagas ofertadas, matrículas, ingressantes e concluintes. A coleta inclui dados relativos a corpo docente e organização acadêmica.

A coleta oferece informações importantes à comunidade acadêmica e à sociedade sobre a situação e as tendências do setor, além de contribuir para o cálculo orçamentário da instituição de ensino e futuros custeios. No caso das instituições federais, os dados são usados também para cálculo da matriz orçamentária.

O modelo do Censo é definido pelo , de 4 de abril de 2008. O sigilo e a proteção de dados pessoais apurados são assegurados.

As alterações de prazos das etapas e atividades do processo de realização do Censo da Educação Superior constam da Portaria do Inep n; 85, de 25 de março de 2015, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 26. Os representantes legais das instituições devem preencher os dados .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação