Jornal Correio Braziliense

Ensino_EnsinoSuperior

UnB é protagonista em encontros sobre a formação de professores

UnB é protagonista em encontros sobre a formação de professores

.

Enforsup e Interfor são promovidos com apoio dos decanatos de Ensino de Graduação (DEG/UnB) e de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP/UnB), da Faculdade de Educação (FE/UnB), da Associação de Docentes da UnB (ADUnB), do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), da Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (Rides), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

REVOLUÇÃO DOCENTE ; A apresentação de Miguel Ángel Zabalza trouxe ponderações sobre a necessidade de mudanças na formação de docentes. O especialista espanhol apresentou dados da Unesco sobre déficit de professores, que pode alcançar 6 milhões de profissionais em todo o mundo. Para ele, atender a essa demanda de forma qualificada envolve desafios como fortalecer a identidade docente, construir planos de estudos inovadores e estimular a aprendizagem continuada.

Zabalza fez críticas à profissionalização excessiva, sem a devida atenção às especificidades da carreira docente. Entre as consequências desse processo estariam o estímulo ao individualismo e a falta de diálogo entre diferentes áreas. ;Um químico, por exemplo, pode saber muito de sua área, mas pode não saber ensinar;, disse. O educador também falou da importância da adaptação às mudanças dos contextos culturais e do uso de novas tecnologias.

;Essas reflexões são muito importantes porque não são baseadas no achismo;, disse o decano de Pesquisa e Pós-Graduação, Jaime Santana, que destacou a carreira do pesquisador convidado. Antes de conduzir perguntas da plateia, o decano parabenizou os responsáveis pelos encontros. ;Todos sabemos que fazer um evento como este é extremamente difícil;.