Ensino_EnsinoSuperior

Iesb e UCB abrem inscrições para programas de iniciação científica

Alunos têm até a segunda semana de junho para se candidatar as vagas

postado em 19/05/2015 19:51

Duas universidades particulares de Brasília abriram editais para os programas de iniciação científica para alunos de graduação. As inscrições para os estudantes do Centro Universitário IESB vão até 11 de junho, já os graduandos da Universidade Católica de Brasília tem até 14 de junho para se candidatar. Os objetivos dos programas são incentivar o pensamento científico e a pesquisa em várias áreas do conhecimento.

No Iesb, os projetos nas áreas de Psicologia, Direito, Engenharia, Educação Empreendedora, Comunicação, Administração Empreendedora e Tecnologia têm prioridade. Os interessados precisam participar de processo seletivo, ter no histórico escolar pelo menos 70% das menções MS e SS, não ser formando e ter disponibilidade de dedicar 15 horas semanais as atividades da pesquisa. Além disso, é necessário possuir currículo na plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e não ter vínculo empregatício. O centro oferece 20 bolsas que dão 30% de desconto sob o valor líquido das mensalidades e dez vagas para alunos voluntários.

[SAIBAMAIS] Os alunos do Iesb precisam se dirigir a Secretaria de Superintendência de pós-graduação, localizada no câmpus Giovanina Rímoli (SGAN Quadra 609 - Módulo D), de 9h às 12h e das 14h às 22h ou no câmpus Liliana Barbosa (QNN 31 ; Áreas Especiais B/C/D/E, Ceilândia), na Secretaria de Coordenação de Cursos, de 9h às 12h e das 17h às 22. O candidato precisa levar formulário de inscrição assinado pelo professor, a matrícula, o projeto de pesquisa e o plano de trabalho impresso e gravado em CD e carta de apresentação do orientador. Informações estão disponíveis no site do projeto ou pelos telefones (61) 3448-9854, 3962-4662 ou 3962-4725.

Os estudantes da Universidade Católica também não podem estar trabalhando nem estagiando, tem que cumprir as atividades do plano de trabalho em jornada de, pelo menos, 20 horas semanais. A instituição oferece desconto de R$ 400 no valor da mensalidade do aluno que participar do projeto. Ao todo, 90 estudantes podem integrar em um dos dois programas oferecidos: Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibic) e de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

As bolsas terão duração de 12 meses e os estudantes precisar ser orientados por algum pesquisador da universidade da área de interesse ou integrados a um projeto de pesquisa da instituição. As inscrições serão realizadas na internet pela plataforma PAGE que pode ser acessada no site do sistema. As propostas precisam se enviadas um dia antes do prazo final para a submissão dos planos de trabalho. Não serão aceitos cadastros fora do prazo previsto ou com documentação incompleta.

Esclarecimentos são dados pelo telefone (61) 3356 - 9738 ou enviando email para o endereço angelicab@ucb.br direcionado para Angélica Bússolo Rodrigues. O edital do processo está disponível no site do programa. No site do CNPQ estão disponíveis informações sobre o Pibic e Pibiti.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação