Ensino_EnsinoSuperior

Vestibular dos  povos  indígenas no Paraná  será realizado neste semana

A  Universidade Federal do Paraná destina dez vagas suplementares para indígenas de todo o Brasil 

postado em 07/12/2015 16:41

A  Universidade Federal do Paraná destina dez vagas suplementares para indígenas de todo o Brasil Estudantes indígenas concorrem, nos dias 10 e 11 deste mês, a 10 vagas em diferentes cursos de graduação nas universidades estaduais e na Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do XV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná. Neste ano, o processo seletivo ocorrerá na Universidade Estadual de Londrina (UEL), que, conforme sistema de rodízio entre as oito universidades participantes desta política, será a universidade-sede do vestibular.


As universidades estaduais destinam seis vagas para indígenas do Paraná e a UFPR, dez vagas para indígenas de todo país. Todas as vagas são suplementares, ou seja, não são contabilizadas no vestibular regular das instituições.

Os testes serão sobre conteúdos básicos do ensino médio, conforme descritos no Manual do Candidato. No dia 10, os candidatos passarão por prova oral de Língua Portuguesa e no dia 11 farão a prova discursiva de redação e prova objetiva, composta por 40 questões, de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna ou Língua Indígena (Guarani ou Kaingang), Biologia, Física, Geografia, História, Matemática e Química.

O gabarito provisório das questões objetivas será liberado a partir das 17h do último dia de provas, com prazo de dois dias para recursos. A lista com os aprovados sairá no dia 18 de janeiro de 2016, a partir das 17h. Os registros acadêmicos devem ser realizados de acordo com o calendário de cada instituição. Desde o início do programa (em que ano) a UFPR já formou 17 estudantes indígenas. Outros 34 ainda estão matriculados em cursos de graduação da instituição, todos egressos do Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná.

Para mais detalhes acesse o Edital da prova ou no Manual do Candidato.

Confira as universidades envolvidas no XV Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná:

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação