Ensino_EnsinoSuperior

Professora Maria Valéria Costa toma posse na reitoria da Ufal

postado em 21/01/2016 19:13

;A interiorização vai mudar o desenvolvimento das macrorregiões do estado, porque a universidade traz formação de talentos, atrai investimentos, parcerias com o setor privado, novas oportunidades, pesquisa;, afirmou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante a cerimônia de posse da nova reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Maria Valéria Costa Correia, nesta quinta-feira, 21.

Criada em 1961, a Ufal conta com oito campi, nos municípios de Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Rio Largo, Penedo, Santana do Ipanema e Viçosa. A universidade oferece 113 cursos de graduação, 37 de mestrado e 13 de doutorado. Com a expansão promovida por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), a universidade também ampliou o número de ingressos, de 2.190 vagas em 2003 para 5.528 em 2015.

Mercadante também destacou a participação das instituições federais de educação superior na formação de professores para a educação básica. ;Nós temos um grande desafio na formação de professores na educação básica, principalmente na área das ciências exatas, as universidades federais vão ter que ajudar muito nessa área;, afirmou.

Currículo ; Maria Valéria Costa Correia é graduada em serviço social pela Ufal, tem mestrado e doutorado em serviço social pela Universidade Federal de Pernambuco e é pós-doutora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como diretora da Faculdade de Serviço Social da Ufal e coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão Políticas Públicas, Controle Social e Movimentos Sociais. É professora da graduação e do programa de pós-graduação em serviço social da universidade. Tem experiência na área de serviço social, com ênfase em políticas sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: controle social, política de saúde, serviço social, conselho de saúde e gestão e financiamento de políticas públicas. O mandato da reitora é de quatro anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação