Ensino_EnsinoSuperior

Vai uma mãozinha com a matrícula?

Para ajudar os novos universitários a entender melhor o processo de matrícula e os programas existentes na instituição, a Comissão de Boas-Vindas aos Calouros da UnB está à disposição dos recém-chegados ao longo desta semana. Confira no Final da matéria um mapa do campus Darcy Ribeiro e o Guia do Calouro

Jéssica Gotlib
postado em 26/01/2016 13:43

Parte da equipe organizadora. Da esquerda para a direita: Marina Machado, psicóloga escolar do SOU; Brenda Oliveira, pedagoga do DEA; Júlia Chamuscas, psicóloga escolar do SOU; Dalva Gulart, psicóloga escolar do SOU; Lígia Libânio, psicóloga escolar do SOU; e Camila Louise, produtora Cultural do DEA A proposta inédita é tirar dúvidas sobre os documentos exigidos, indicar a sala onde são feitas as carteirinhas estudantis, apontar os anfiteatros em que estão sendo realizados os registros de cada curso e acompanhar os novatos por um passeio pelos principais prédios do local. Um painel com anúncios de vagas em repúblicas e transporte particular para outras cidades, feito pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), também compõe as oportunidades mostradas.

O projeto-piloto começou a funcionar no câmpus Darcy Ribeiro, mas o objetivo é que, nas próximas edições, se expanda para as outras unidades da universidade: Gama, Planaltina e Ceilândia. Representantes da comissão, formada por 25 unidades acadêmicas, ficam no Udefinho, das 8h às 12h e das 14h às 18h para cursos diurnos, e das 14h às 20h para graduações noturnas. Além disso, em estandes espalhados pela Ala Sul do Instituto Central de Ciências (ICC), os alunos recebem informações básicas sobre cursos de extensão, projetos de pesquisa, auxílios socioeconômicos, transporte e alimentação no câmpus.

;Nos anos anteriores, o processo era muito burocrático. Dizíamos aos estudantes apenas ;Me dá seus documentos;, ;Cadê o seu histórico?;. E esse era o primeiro contato deles com a universidade;, explica uma das organizadoras, Júlia Chamusca, psicóloga escolar do Serviço de Orientação ao Universitário (SOU).

Guias
Joziele, de serviço social, e Carla, de terapia ocupacional: veteranos ajudam

Os responsáveis por receber os novatos são 90 veteranos de vários cursos, treinados para oferecer suporte aos novos aprovados. Os voluntários se inscreveram no semestre passado em um projeto de extensão de ação contínua que envolveu participar de oficinas e reuniões para planejar o evento. ;Resolvi entrar porque vou ganhar créditos pela participação e também para ter contato com os calouros. É muito bom conversar com eles, é uma energia nova, muita empolgação, coisas que vamos perdendo ao longo do curso e que retomamos um pouquinho nesses eventos;, conta Carla Carolina, 21 anos, que cursa o terceiro semestre de terapia ocupacional.

;Eu tinha visto os requisitos sobre matrícula na internet. Quando cheguei à UnB, pedi informações para ter certeza. O pessoal da comissão me falou tudo o que eu precisava saber. Acho que estão prestando um bom serviço;, elogia Álef Dias, 17, aprovado para o curso de gestão do agronegócio. ;Vou voltar para entregar alguns documentos pendentes e para participar do tour oferecido;, conta.

Álef Dias, 17, aprovado pelo Sisu em gestão do agronegócio recebeu orientações sobre documentos que estavam faltando

Matricule-se
; Estudantes selecionados para a Universidade de Brasília (UnB) pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm até hoje para se matricular. Já os aprovados pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS) devem fazer registro na quinta e na sexta. Quem conseguiu uma vaga num curso diurno pode efetivar a entrada na instituição das 8h às 12h e das 14h às 18h; para graduações noturnas, o horário vai das 14h às 20h.

Documentos
; Questionários preenchidos ; perfil do estudante e expectativas acadêmicas

; Cópias autenticadas de carteira de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), certificado de conclusão do ensino médio, histórico escolar do ensino médio, certificado de reservista ou dispensa de incorporação para candidatos do sexo masculino (aprovados com idade superior a 46 anos estão dispensados da apresentação de tal documento), título de eleitor acompanhado do comprovante de votação na última eleição ou da certidão de quitação eleitoral

; Os candidatos selecionados para os cursos que exigem Certificação de Habilidade Específica deverão apresentar, ainda, a aprovação para o curso para o qual foram selecionados, dentro do período de validade

Mapa do campus Darcy Ribeiro, clique na imagem para ampliar

Baixe aqui o Guia do Calouro.

Veja mais mapas e documentos no site Boas Vindas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação