Ensino_EnsinoSuperior

Publicação internacional lista as melhores universidades em engenharia

Universidade de São Paulo (USP) aparece na 142ª colocação. Outras cinco universidades do Brasil aparecem entre as 500 melhores

postado em 16/06/2016 14:15

Universidade de São Paulo (USP) está em 142ª lugar no ranking mundial de melhores universidades em engenharia

O ranking global da ShanghaiRanking de Assuntos Acadêmicos 2016 foi divulgado na quarta-feira (15) pelo ShanghaiRanking Consultancy. A publicação apresenta as 500 melhores universidades em sete listas correspondentes às disciplinas de engenharia química, civil, elétrica e eletrônica, ciência ambiental e engenharia, ciência dos materiais e engenharia e engenharia mecânica.

A Universidade de São Paulo (USP) aparece no ranking acadêmico de em 142; lugar. Também são listadas a Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ) em 315;, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 361;, a Universidade de Campinas em 367;, e as universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e do Rio Grande do Sul (UFRGS) que aparecem em 419; e 420;, respectivamente.

A publicação leva em conta a metodologia de usos de dados transparentes, a pesquisa com alta qualidade, o impacto global da pesquisa, entre outros. As principais universidades dos Estados Unidos, como a Universidade da Califórnia em Berkeley, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), e a Universidade de Stanford, bem como as do Reino Unido - a exemplo das universidades de Cambridge e OxFord, aparecem no topo da lista das melhores universidades em quase todos as disciplinas, preenchendo grande parte das 20 posições do ranking geral.

Lista das 20 primeiras universidades do ranking geral:

1 - Universidade de Harvard (EUA)
2 - Universidade de Stanford (EUA)
3 - Instituto de Tecnologia de Massachussettes - MIT (EUA)
4 - Universidade da Califórnia - Berkeley (EUA)
5 - Universidade de Cambridge (UK)
6 - Universidade de Princeton (EUA)
7 - Instituto de Tecnologia da Califórnia (EUA)
8 - Universidade de Columbia (EUA)
9 - Universidade de Chicago (EUA)
10 - Universidade de Oxford (UK)
11 - Universidade de Yale (EUA)
12 - Universidade da Califórnia - Los Angeles (EUA)
13 - Universidade de Cornell (EUA)
14 - Universidade da Califórnia - San Diego (EUA)
15 - Universidade de Washington (EUA)
16 - Universidade Johns Hopkins (EUA)
17 - Universidade da Pennsylvania (EUA)
18 - Universidade College London (UK)
19 - Universidade da Califórnia - San Franscisco (EUA)
20 - Instituto Federal de Tecnologia de Zurich (Suíça)

Confira a lista na íntegra no site. O ShanghaiRanking Consultancy é uma organização sem fins lucrativos que se dedica a pesquisar sobre o ensino superior. A entidade publica anualmente o Ranking Acadêmico por Disciplinas de Universidades do Mundo (ARWU, na sigla em inglês) desde 2009.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação