Ensino_EnsinoSuperior

Márcia Abrahão é a primeira reitora da UnB

Segunda parcial dos estudantes confirma resultado

Jéssica Gotlib
postado em 01/09/2016 11:06

Márcia Abrahão foi indicada pela comunidade acadêmica em primeiro turno *Atualização: segunda parcial dos estudantes confirmam que Márcia Abrahão é a primeira reitora da UnB. Resultado ainda não é oficial, mas já está fechado proporcionalmente.

*Atualização: Às 15h45 saiu a primeira parcial dos estudantes, serão três. A chapa 93 recebeu 201 votos; a 94, 1594; e a 95, 1668. Foram 19 votos nulos e seis brancos. Apoiadores da chapa 94 comemoram muito, uma vez que as duas chapas estão empatadas entre professores e estudantes, mas Márcia Abrahão e Enrique Huelva ficaram muito na frente entre os técnicos.

*Atualização: Às 15h20 saiu a primeira parcial oficial dos professores. Foram 202 para a chapa 93; 741 para a 94; e 856 para a 95. 25 pessoas anularam o voto e outras 12 deixaram em branco. O segundo turno parece cada vez mais improvável. Alguns apoiadores da Márcia Abrahão comemoraram.

[SAIBAMAIS]*Atualização: Às 14h45 foi divulgada a primeira parcial oficial dos técnicos. A chapa 93 teve 320 votos; 94, 1.465; e 95, 455. Foram 26 votos nulos e 5 brancos. Faltam 100 votos que ainda estão sendo contabilizados. Apoiadores da chapa 94 comemoraram.

*Atualização: Por volta das 14h15 todas as urnas tinham sido abertas. Um resultado extraoficial da votação dos professores indica que Ivan Camargo e Márcia Abrahão estão quase empatados.

Na manhã desta quinta-feira (1;), a Comissão Organizadora da Consulta (COC) começou a apurar os votos da comunidade acadêmica para reitor da Universidade de Brasília (UnB). De acordo com a COC, foram cerca de 16 mil votos na ata. Desses, 2 mil são de professores, 2,5 mil de técnicos e 11 mil de estudantes, em valores aproximados, nos dois dias de votação.

A contagem começou pelos estudantes e, em seguida, para técnicos e professores. A comissão considerará uma margem de erro de 2% no resultado, acima disso, será feita uma nova checagem da ata.

Candidatos
Os candidatos da chapa 93, Denise Bomtempo e José Manoel Sánchez, e da chapa 95, Ivan Camargo e Sônia Báo, estão no centro comunitário. Márcia Abrahão informou que irá ao Centro Comunitário às 14h.

Apuração começou por volta das 10h40

Denise Bomtempo, sobre concorrer pela segunda vez: ;é bem diferente. Estou mais experiente, mais madura, mais tranquila;, explica. ;O que me instigou a ser candidata novamente foi o contato que tive com os estudantes no Decanato de Assuntos Comunitários;, conta. Ela foi decana na gestão de Ivan Camargo. Ela se diz esperançosa no resultado e acredita que possa ir ao segundo turno. ;Dessa vez, eram três chapas fortes. Nossa campanha foi muito elogiada, até mesmo pelas outras chapas;, afirma Denise.

Denise Bomtempo foi decana de assuntos comunitários

Ivan Camargo disse que todos estão muito ansiosos pelo resultado. ;A comunidade teve toda a liberdade de se manifestar. Nós fizemos o que julgamos correto nos últimos quatro anos. Acredito que a consulta será um termômetro real da visão da universidade (sobre a gestão);, explica. Ele também está esperançoso, acredita que haverá segundo turno e que está preparado para isso.

Veja mais notícias sobre educação

Ivan Camargo concorre à reeleição

Paridade

Neste ano, como em 2008 e 2012, a UnB adotou o modelo paritário de consulta. O peso de cada segmento é igual, mas, para que todos alcancem 33% de representatividade, é necessária a participação de 100% dos eleitores.

Acompanhe todas as novidades pelo twitter do Eu Estudante

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação