Jornal Correio Braziliense

Ensino_EnsinoSuperior

Estudantes de enfermagem protestam durante contagem de votos para reitor

Alunos reivindicam a renovação do contrato que assegura a atuação dos estudantes de saúde nos campos de estágio na região leste do Distrito Federal

Enquanto os votos para reitor da Universidade de Brasília (UnB) estão sendo contados, um grupo de estudantes do curso de enfermagem protestam no Centro Comunitário Athos Bulcão. Os manifestantes gritam ;tá de sacanagem, tiraram a rede Leste do curso de enfermagem (sic); em referência aos atendimentos que estagiários do curso fazem na rede pública de saúde, em São Sebastião, Itapoã, Paranoá e Jardim Botânico.


[SAIBAMAIS]As demandas dos estudantes de enfermagem estão alinhadas às demandas dos discente de medicina. Os alunos reivindicam a assinatura do contrato entre o Hospital Universitário de Brasília (HUB) e a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal e a implementação do Contrato Organizativo de Ação Pública, Ensino e Saúde (Coapes) que permitirá a regionalização do ensino em saúde no DF e o fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade. Eles também reclamam da falta de estrutura, de materiais, e do currículo do curso e pedem que o reitor os ouça.

Segundo a estudante do 9; semestre de enfermagem Suellen Alves, 21 anos, esses eram campos de estágio historicamente ocupados por alunos da UnB. No entanto, o contrato com o GDF vai vencer em março do ano que vem e eles temem que não seja renovado.

Veja mais notícias sobre educação

Os estudantes de enfermagem paralizaram suas atividades hoje para o protesto e irão amanhã até a Secretaria de Saúde do DF tentar falar com o secretário Humberto Fonseca. Segundo Mariana Santana, 22 anos, do 5; semestre, a diretora da Faculdade de Saúde Prof;. Maria Fátima de Sousada UnB já tentou contato com o secretário, sem sucesso.

Confira o vídeo:

[VIDEO1]