Ensino_EnsinoSuperior

Estudantes de enfermagem protestam durante contagem de votos para reitor

Alunos reivindicam a renovação do contrato que assegura a atuação dos estudantes de saúde nos campos de estágio na região leste do Distrito Federal

Jéssica Gotlib
postado em 01/09/2016 15:15

Enquanto os votos para reitor da Universidade de Brasília (UnB) estão sendo contados, um grupo de estudantes do curso de enfermagem protestam no Centro Comunitário Athos Bulcão. Os manifestantes gritam ;tá de sacanagem, tiraram a rede Leste do curso de enfermagem (sic); em referência aos atendimentos que estagiários do curso fazem na rede pública de saúde, em São Sebastião, Itapoã, Paranoá e Jardim Botânico.


[SAIBAMAIS]As demandas dos estudantes de enfermagem estão alinhadas às demandas dos discente de medicina. Os alunos reivindicam a assinatura do contrato entre o Hospital Universitário de Brasília (HUB) e a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal e a implementação do Contrato Organizativo de Ação Pública, Ensino e Saúde (Coapes) que permitirá a regionalização do ensino em saúde no DF e o fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade. Eles também reclamam da falta de estrutura, de materiais, e do currículo do curso e pedem que o reitor os ouça.

Segundo a estudante do 9; semestre de enfermagem Suellen Alves, 21 anos, esses eram campos de estágio historicamente ocupados por alunos da UnB. No entanto, o contrato com o GDF vai vencer em março do ano que vem e eles temem que não seja renovado.

Veja mais notícias sobre educação

Os estudantes de enfermagem paralizaram suas atividades hoje para o protesto e irão amanhã até a Secretaria de Saúde do DF tentar falar com o secretário Humberto Fonseca. Segundo Mariana Santana, 22 anos, do 5; semestre, a diretora da Faculdade de Saúde Prof;. Maria Fátima de Sousada UnB já tentou contato com o secretário, sem sucesso.

Confira o vídeo:

[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação