Ensino_EnsinoSuperior

Maioria dos brasileiros aprova avaliação seriada para alunos de medicina

Em pesquisa encomendada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), 86% dos entrevistados consideram a proposta ótima ou boa, para 91% os alunos reprovados não devem receber o diploma

Jéssica Gotlib
postado em 06/10/2016 12:37

A maior parte dos brasileiros acredita que avaliações regulares são a melhor forma de avaliar os estudantes e monitorar a qualidade do ensino de medicina no país. Foi o que concluiu uma pesquisa encomendada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) ao Instituto de Pesquisas Datafolha. A Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem), avaliação realizada em 3 etapas (2;, 4; e 6; períodos), foi vista como ótima ou boa por 89% dos entrevistados.

[SAIBAMAIS] Ainda segundo o levantamento, 91% das pessoas acreditam que os alunos não deveriam receber o diploma caso fossem reprovados na prova realizada pelos integrantes do 6; período do curso. Contudo, 89% dos entrevistados acreditam que devem ser oferecidas aos reprovados chances de recuperação dos conteúdos perdidos e de refazer todas as provas, incluindo aquelas onde o desempenho foi bom.

O estudo ouviu 2.086 pessoas, com mais de 16 anos, entre 31 de agosto e 3 de setembro de 2016. 41% dos entrevistados vivem em regiões metropolitanas e 59% no interior. 15% são das regiões Norte e Centro-Oeste, 27% do Nordeste, 43% do Sudeste e 15% do Sul. Confira aqui o levantamento completo.

Lançamento
Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira (6) na sede do CFM. Durante a solenidade, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou que é responsabilidade constitucional do governo autorizar e avaliar os cursos superiores em todas as áreas de ensino. ;É responsabilidade do Ministério da Educação o sistema de avaliação do ensino superior. Existem provas frequentes para avaliação dos alunos e se mede a qualidade do ensino medindo o aprendizado do aluno;, concluiu o ministro.

Para o presidente da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), Sigisfredo Luis Brenelli, a avaliação é importante e deve ser feita com cuidado. ;É um processo longo, complexo e que não pode ser pontual. O país tem que começar a levar muito a sério a avaliação, pois é ela quem certifica se a escola (de medicina) é boa ou ruim;, disse. Ele ressaltou ainda que a análise é importante também para os estudantes. ;As pessoas precisam começar a prestar atenção em que escola elas estão entrando. Um estudante que tirar nota insuficiente vai precisar retardar sua formação.;

O presidente do CFM, Carlos Vital, também apontou a importância do exame. ;Os médicos formados pelas escolas brasileiras precisam ser avaliados para que haja reconhecimento da sua formação como capaz aos compromissos inseridos na prática. Os dados da pesquisa mostram a sabedoria popular porque vêm ao encontro do que tem propagado e reivindicado a comunidade médica ao longo do tempo;, enfatizou.

Anasem

Em abril deste ano, o então ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou a criação da Anasem nos moldes do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida).

A prova, aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), busca avaliar a incorporação de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários a prática médica pelos graduandos durante o processo formativo. Ela será aplicada aos estudantes do segundo, quarto e sexto anos dos cursos e será um componente curricular obrigatório.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação